Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2860
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DanielJorgeTeixeiraCesar.pdf487,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sob a bandeira pirata : estudo sobre identificação a partir da prática do compartilhamento de arquivos
Autor(es): Cesar, Daniel Jorge Teixeira
Orientador(es): Sá, Guilherme José da Silva e
Assunto: Pirataria (Direitos autorais)
Identidade social
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 10-Fev-2012
Referência: CESAR, Daniel Jorge Teixeira. Sob a bandeira pirata: estudo sobre identificação a partir da prática do compartilhamento de arquivos. 2011. 65 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A internet tornou instantâneo o acesso a quase todo tipo de informação. Boa parte destas informações se constitui da troca e compartilhamento de arquivos que, em uma parte significativa dos casos, é ilegal e fere direitos autorais alheios, fazendo surgir uma prática reconhecida vulgarmente como pirataria por entidades de grande poder econômico. O objetivo deste trabalho é investigar como esta prática constitui um fator identitário para os usuários e de que forma o termo, criado pela indústria para definir um tipo de consumo ilícito, foi apropriado e positivado pelos usuários, que se reconhecem como piratas e utilizam esta identidade para se mobilizar politicamente em torno de questões envolvendo as proibições quanto à liberdade de envio e uso de informação e as mudanças no sistema econômico de exploração de direitos autorais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons