Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28574
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JacquelineQuiridoMagalhaesGomes_tcc.pdf427,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os debates do Partido Democrata para as prévias das eleições de 2020 e o seu aparente compromisso com os objetivos da Agenda 2030
Autor(es): Gomes, Jacqueline Quirido Magalhães
Orientador(es): Penna Filho, Pio
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Eleições
Estados Unidos - política e governo
Estados Unidos - partidos políticos
Partidos políticos
Política externa - Estados Unidos
Candidato político
Presidentes - eleição
Data de apresentação: 14-Mai-2020
Data de publicação: 15-Set-2021
Referência: GOMES, Jacqueline Quirido Magalhães. Os debates do Partido Democrata para as prévias das eleições de 2020 e o seu aparente compromisso com os objetivos da Agenda 2030. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esse artigo associa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas metas ao que foi discutido nos quatro primeiros debates de 2020, que aconteceram entre janeiro e fevereiro do mesmo ano, do Partido Democrata para as eleições americanas de 2020. Esse trabalho não analisa no sentido mais estrito da palavra, mas tenta identificar uma tendência ao comprometimento de um possível Presidente democrata com os ODS, o que representaria uma mudança da política externa americana. Parece haver um consenso mínimo entre os pré-candidatos em relação aos temas discutidos, mesmo que discordem em como e quando os problemas identificados na Agenda 2030 devem ser resolvidos.
Abstract: This article associates the Sustainable Development Goals and their targets to what was discussed in the first four democratic debates of 2020, which took place between January and February of the same year, for the 2020 elections. This text does not analyze in the strict meaning of the word, but tries to identify a tendency of a possible democratic president to commit to the SDGs, what would represent a change in the American foreign policy. There seems to be a minimum consensus among the pre candidates to the themes discussed, even if they disagree on how and when the issues shown in the 2030 agenda should be tackled.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XXI Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.