Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Honor, André Cabral | - |
dc.contributor.author | Mariano, Isaac Nascimento | - |
dc.identifier.citation | MARIANO, Isaac Nascimento. Análise iconológica da obra “A embriaguez de Noé” de Camillo Procaccini. 2021. 40f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Igreja Católica sempre prezou pelo uso das imagens como forma de educação cristã, tendo
em vista que a maioria dos fiéis daquele período eram analfabetos. Portanto, a utilização das
imagens, com o objetivo de divulgar a moral cristã, era uma prática comum. Encontramos uma
série de tratados religiosos de época que apresentam exemplos e teorizações teológicas para
evitar práticas indecorosas, dentre elas a ilustração da nudez. Ao delimitar o período entre os
séculos XVI e XVII, selecionamos obras da mesma temática, realizadas por artistas da
península itálica. Diante de uma comparação de alguns artistas do período, notamos que um
deles, Camillo Procaccini, havia representado Noé vestido, ao contrário do que dizem as
escrituras e do que outros pintores haviam feito. Assim, através dessa análise iconológica,
juntamente dos meus aportes teóricos e metodológicos procuro entender o porquê da ocultação
da nudez de A Igreja Católica sempre prezou pelo uso das imagens como forma de educação cristã, tendo
em vista que a maioria dos fiéis daquele período eram analfabetos. Portanto, a utilização das
imagens, com o objetivo de divulgar a moral cristã, era uma prática comum. Encontramos uma
série de tratados religiosos de época que apresentam exemplos e teorizações teológicas para
evitar práticas indecorosas, dentre elas a ilustração da nudez. Ao delimitar o período entre os
séculos XVI e XVII, selecionamos obras da mesma temática, realizadas por artistas da
península itálica. Diante de uma comparação de alguns artistas do período, notamos que um
deles, Camillo Procaccini, havia representado Noé vestido, ao contrário do que dizem as
escrituras e do que outros pintores haviam feito. Assim, através dessa análise iconológica,
juntamente dos meus aportes teóricos e metodológicos procuro entender o porquê da ocultação
da nudez de Noé na pintura de Procaccini. Então, procuramos, através dessas mudanças
ocorridas na Igreja e na sociedade da época, explicações para entender a nudez, o decoro e suas
interações na arte.Noé na pintura de Procaccini. Então, procuramos, através dessas mudanças
ocorridas na Igreja e na sociedade da época, explicações para entender a nudez, o decoro e suas
interações na arte. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Igreja Católica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Igreja e problemas sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e corpo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e religião | pt_BR |
dc.subject.keyword | Itália - história | pt_BR |
dc.title | Análise iconológica da obra “A embriaguez de Noé” de Camillo Procaccini | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-14T14:41:52Z | - |
dc.date.available | 2021-09-14T14:41:52Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28549 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La Iglesia católica siempre ha valorado el uso de imágenes como una forma de educación
cristiana, teniendo en cuenta que la mayoría de los fieles de la época eran analfabetos. Por ello,
el uso de imágenes, para difundir la moral cristiana, era una práctica habitual. Encontramos
una serie de tratados religiosos de la época que presentan ejemplos y teorizaciones teológicas
para evitar prácticas indecorosas, entre ellas la ilustración de la desnudez. Delimitando el
periodo entre los siglos XVI y XVII, seleccionamos obras de la misma temática, realizadas por
artistas de la península italiana. Al comparar algunos artistas de la época, observamos que uno
de ellos, Camillo Procaccini, había representado a Noé vestido, en contra de lo que dicen las
escrituras y de lo que habían hecho otros pintores. Así, a través de este análisis iconológico,
junto con mis aportaciones teóricas y metodológicas, intento comprender por qué se ocultó la
desnudez de Noé en el cuadro de Procaccini. Luego, buscamos, a través de estos cambios que
se produjeron en la Iglesia y en la sociedad de la época, explicaciones para entender la
desnudez, el decoro y sus interacciones en el arte. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
|