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dc.contributor.advisorGalvão, Thiago Gehre-
dc.contributor.authorSilva, Blenda Gonçalves da-
dc.identifier.citationSILVA, Blenda Gonçalves da. ICTs : whose invisible hero? Bridging the digital divide for sustainable development. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XXI Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA conectividade nunca foi tão crucial, porém estar conectado ainda é um privilégio. Aproximadamente metade da população mundial continua off-line. Mesmo entre os mais conectados do mundo, existem ainda grandes grupos que não possuem os dispositivos, a velocidade e os meios para acessar serviços digitais e, o mais importante, as habilidades que tornam a conectividade significativa. A pandemia do COVID-19 colocou um estresse nunca antes visto nas redes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), pois a tecnologia se tornou a "heroína invisível" da crise. No entanto, essa heroína ainda tem muitas pessoas para salvar. Este artigo tem como objetivo explorar a divisão digital e a definição por trás do acesso significativo. Com foco no papel das Nações Unidas na promoção das TICs para o desenvolvimento sustentável, discutimos a urgência de reverter as tendências de desigualdade digital para a governança global. Por fim, o artigo propõe um olhar mais próximo para a cooperação digital e os telefones móveis como um possível caminho a seguir em direção à inclusão digital e o desenvolvimento global.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRelações internacionaispt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia - aspectos sociológicospt_BR
dc.subject.keywordConectividadept_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.titleICTs : whose invisible hero? Bridging the digital divide for sustainable developmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-13T20:02:23Z-
dc.date.available2021-09-13T20:02:23Z-
dc.date.submitted2020-05-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28534-
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Connectivity has never been so crucial, but to be connected is still a privilege. Approximately half of the world’s population remains offline. Even among the world’s most connected, there are still large groups that lack the devices, the speed and the means to access digital services and, most importantly, the skills that make connectivity meaningful. The COVID-19 pandemic put a never-before-seen stress on Information and Communication Technology (ICT) networks as this technology became the “invisible hero” of the crisis. However, this hero still has many people left to rescue. This article aims at exploring the digital divide and the definition behind meaningful access. With a focus on the role of the United Nations in promoting ICTs for sustainable development, we discuss the urgency of reverting the trends of digital inequality for global governance. Finally, the article proposes a closer look at digital cooperation and mobile phones as a possible path forward toward digital inclusion and global development.pt_BR
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



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