Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Galato, Dayani | - |
dc.contributor.author | Santana, Michel Galeno Leles | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Michel Galeno Leles. Percepção dos universitários sobre uso de metilfenidato na Universidade: um caso do Distrito Federal. 2019. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O metilfenidato foi desenvolvido há décadas, sendo utilizado
especialmente para problemas relacionados ao déficit de atenção. Estudos recentes
têm apresentado o aumento do uso por estudantes, mesmo sem a prescrição médica.
Objetivos: Analisar a percepção dos estudantes sobre o uso de metilfenidato no
ambiente universitário, prescrito ou não. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa
qualitativa por meio de grupo focal com doze estudantes membros dos Centros
Acadêmicos da Faculdade, conduzido de forma não diretiva por uma facilitadora
convidada. A reunião teve o áudio gravado e os relatos foram transcritos e divididos
em categorias. Resultados: Com base nos resultados apresentados, é possível
perceber que as principais categorias que caracterizam a percepção dos participantes
sobre o uso do Metilfenidato são: a universidade como um meio caótico, ou seja, como
importante geradora de estresse nos alunos, pela maneira como está
(des)organizada; presença de pressão externa ao indivíduo, seja por parte da
universidade, com os professores ou colegas, seja por parte dos familiares; uso
corriqueiro para melhorar o rendimento nos estudos, em alguns casos melhorando a
concentração, já em outros aumentando o tempo de vigília para aumentar o tempo de
estudo; existência de um acesso facilitado ao medicamento, tanto por venda ilegal, de
colegas da própria universidade, quanto por prescrição médica de racionalidade
duvidosa e a presença de efeitos adversos importantes, com relatos de efeito rebote,
tolerância e dependência química. Considerações finais: O uso não prescrito do
metilfenidato é frequente na Universidade e percebido pelos estudantes como algo
aceito e comum. Ações precisam ser realizadas no sentido de promover o uso racional
deste medicamento na Universidade e evitar possíveis complicações devido ao uso
inadequado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Anfetaminas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medicamentos sem prescrição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários - saúde | pt_BR |
dc.title | Percepção dos universitários sobre uso de metilfenidato na Universidade : um caso do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T18:12:56Z | - |
dc.date.available | 2021-09-13T18:12:56Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28531 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: Leandro Panizzon developed Methylphenidate decades ago
and today it is especially used for attention deficit problems. Recent studies have
shown increased use by students, even without a prescription. Objectives: To analyze
student’s perceptions of not prescribed use of methylphenidate in the university
environment. Methodology: We conducted a qualitative research through a focus
group with twelve student members of the Faculty's Academic Centers, in a non-
directive manner by an invited teacher. We recorded the meeting audio, transcribed
the reports and divided it into categories. Results: We can notice that the main
categories that characterize the participant’s perception about the use of
methylphenidate are: the university as a chaotic environment, which means an
important stress generator for the students, because of its (dis)organization; the
presence of external pressure on the individual, either from the university, from
teachers or colleagues, or from family members; the common use to improve study
performance, in some cases improving concentration, in others increasing waking time
to increase study time; the existence of easy access to the drug, either through illegal
sale by colleagues from the university itself, or by prescription of doubtful rationality
and the presence of important adverse effects, with reports of rebound effect, tolerance
and chemical dependence. Final Considerations: Not prescribed use of
methylphenidate is frequent at the University and perceived by students as accepted
and common. Authorities need to take actions to promote the rational use of this drug
at the University and avoid possible complications of its inappropriate use. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Farmácia - Campus UnB Ceilândia
|