Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28510
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_VictorMiguelCunhaDeSousa_tcc.pdf16,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Potencial do carvão de resíduos do coco babaçu e o desenvolvimento de protótipos de quebra do coco e carbonização
Autor(es): Sousa, Victor Miguel Cunha de
Orientador(es): Lisboa, Fábio Cordeiro de
Assunto: Coco - babaçú
Carbonização
Protótipos
Pirólise
Carvão - gaseificação
Data de apresentação: 11-Dez-2020
Data de publicação: 10-Set-2021
Referência: SOUSA, Victor Miguel Cunha de. Potencial do carvão de resíduos do coco babaçu e o desenvolvimento de protótipos de quebra do coco e carbonização. 2020. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Mais de trezentas mil famílias dependem financeiramente da coleta e quebra do coco ba baçu, apenas no estado do Maranhão. Na cidade de Palmeira do Piauí-PI, quebradeiras de coco babaçu, também quebram coco como uma forma de complementar a renda familiar. O fato de a atividade de quebra do coco ser onerosa a saúde da quebradeiras e os resíduos gerados, cerca de 93% da massa do coco, não serem aproveitados, é o que motivou a realização desse trabalho, tendo como objetivo realizar o estudo teórico sobre o potencial energético do coco de babaçu para cocção e o desenvolvimento de protótipos para quebra do coco e carbonização. Para alcançar esses objetivos foram realizadas pesquisas biblio gráficas, desenvolvimento de protótipos para corte do coco babaçu, desenvolvimento de protótipos de forno para carbonização e teste piloto de carbonização dos cavacos de coco. Foi desenvolvida uma garra metálica que através de uma guia, conduz o coco ao corte em um disco de serra. Com o protótipo é possível cortar cerca de dez cocos por minuto. Foi construído também um forno tipo “Rabo Quente”, com capacidade para 550 litros de cavacos. Para o teste piloto de carbonização, foi escolhida a técnica de análise de cor de fumaça para a condução do processo de pirólise. O teste piloto durou cerca de 27h. Após quatro dias de selado, o forno foi aberto e foi observado que houve uma queima completa da biomassa gerando um carvão de boa qualidade.
Abstract: More than three hundred thousand families depend financially on the collection and break ing of babaçu coconut, only in the state of Maranhão in Brazil. In the city of Palmeira do Piauí-PI in Brazil, babaçu coconut breakers also break coconut as a way to supplement family income. The fact that the activity of breaking the coconut is costly to the health of the workers and the waste generated, about 93% of the coconut mass, is what moti vated the accomplishment of this work, aiming to carry out the theoretical study on the energetic potential of babaçu coconut for cooking and the development of prototypes for coconut breaking and carbonization. To achieve these objectives, bibliographic research, development of prototypes for cutting the babaçu coconut, development of furnace proto types for carbonization and pilot test of carbonization of coconut chips were carried out. A metal claw was developed that, through a guide, leads the coconut to the cutting on a saw disc. With the prototype it is possible to cut about ten coconuts per minute. A "Rabo Quente" oven was also built, with a capacity of 550 litres of chips. For the carbonization pilot test, the smoke color analysis technique was chosen for conducting the pyrolysis process. The pilot test lasted about 27 hours. After four days of sealing, the oven was opened and it was observed that there was a complete burning of the biomass generating a good quality coal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.