Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2851
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_FernandoNobregaJunior.pdf465,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma avaliação de resultados : projeto fortalecimento da estrutura produtiva dos grupos vida e preservação e sabor do cerrado do assentamento colônia I – Padre Bernardo (GO)
Autor(es): Nóbrega Junior, Fernando da
Orientador(es): Gonzales, Selma Lúcia de Moura
Assunto: Avaliação de resultados
Assentamentos rurais
Data de apresentação: 4-Dez-2010
Data de publicação: 10-Fev-2012
Referência: NÓBREGA JÚNIOR, Fernando da. Uma avaliação de resultados: projeto fortalecimento da estrutura produtiva dos grupos vida e preservação e sabor do cerrado do assentamento colônia I – Padre Bernardo (GO). 2010. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Na presente pesquisa foi realizada uma avaliação de resultados no projeto Fortalecimento da Estrutura Produtiva dos Grupos Vida e Preservação e Sabor do Cerrado do Assentamento Colônia I, em Padre Bernardo-GO, com caracterização dos beneficiários e identificação de variáveis econômicas, sociais e ambientais. Essa avaliação permitiu a comparação de variáveis, com percepção de evolução das mesmas. Nesse sentido, o processo avaliativo realizado em duas fases, momento zero (M0) e momento 1 (M1), serviu para identificar avanços e permitiu também diagnosticar situações que ensejaram algumas recomendações. O processo metodológico adotado contemplou na primeira fase (qualitativa), às observações simples e participante, utilização de grupo focal, entrevistas em profundidade e diagnóstico rápido participativo (momentos zero e um); na seqüência aplicou-se questionário de natureza quantitativa, buscando apreender as dimensões da realidade sócio-econômica e ambiental do assentamento. Foram realizadas 6 entrevistas em profundidade, também dois grupos focais e diagnóstico rápido rural. Na dimensão quantitativa foram aplicados 18 questionários em dois momentos distintos (M0 e M1), num universo de 24 assentados. Foi realizada uma análise de conteúdo nos materiais qualitativos, compilado e analisado os dados de ordem quantitativa. Os resultados apontam para a existência de uma consciência ambiental refinada, no plano econômico, um caminho percorrido indicando melhorias, e, os indicadores sociais, em se tratando de uma região rural, se mostraram satisfatórios.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2851
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.