Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28509
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ThaisSoaresMonteiro_tcc.pdf3,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistemas fotovoltaicos isolados em comunidades quilombolas remotas no cerrado : caso Pisco de Luz e a sustentabilidade
Autor(es): Monteiro, Thaís Soares
Orientador(es): Souza, Josiane do Socorro Aguiar de
Assunto: Projeto social
Iluminação elétrica
Iluminação pública
Sistema fotovoltaico
Comunidades quilombolas
Desigualdade social
Energia elétrica - distribuição
Energia - fontes alternativas
Sustentabilidade
Data de apresentação: 17-Dez-2020
Data de publicação: 10-Set-2021
Referência: MONTEIRO, Thaís Soares. Sistemas fotovoltaicos isolados em comunidades quilombolas remotas no cerrado: caso Pisco de Luz e a sustentabilidade. 2020. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O projeto Pisco de Luz é um empreendimento social que se propõe a levar iluminação proveniente de sistemas fotovoltaicos isolados para comunidades remotas. No ano de 2017 a primeira comunidade foi atendida, O Vão do Moleque. Frente a desigualdade social no Brasil e os problemas enfrentados por essas populações devido as suas invisibilidades diante do mercado de fornecimento de energia elétrica o Pisco de Luz pode ser uma alternativa e servir de modelo para outras iniciativas. O presente estudo pretende avaliar os sistemas isolados de energia solar como alternativa para fornecer energia elétrica para comunidades remotas no Cerrado, por meio do estudo de caso Pisco de Luz pretende-se chegar a uma conclusão sobre a suas viabilidades técnica, econômica, social e sua sustentabilidade.
Abstract: The Pisco de Luz project is a social enterprise that proposes to bring light from isolated photovoltaic systems to isolated communities. In 2017, the first community was served; it is called Vao do Moleque. Due to Brazil's existing social inequality and the problems faced by these populations, considered invisible to the electricity supply market, Pisco de Luz can be an alternative and serve as a model for other initiatives. This study aims to evaluate isolated solar energy systems as an alternative to provide electricity to distant communities in the Brazilian savannah (Cerrado). Through the Pisco de Luz case study, we intend to arrive at a conclusion regarding their technical, economic, social viability, and sustainability.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.