Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28485
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_QueziaDosSantosBelarmino_tcc.pdf2,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de prescrições de anti-inflamatórios em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal
Autor(es): Belarmino, Quezia dos Santos
Orientador(es): Lima, Rodrigo Fonseca
Assunto: Atenção primária à saúde
Assistência farmacêutica
Medicamentos - prescrição
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 8-Set-2021
Referência: BELARMINO, Quezia dos Santos. Análise de prescrições de anti-inflamatórios em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: Analisar prescrições de anti-inflamatórios em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da família do Distrito Federal. Metodologia: Pesquisa transversal de cunho avaliativo envolvendo análise de prescrições realizada em uma UBS de Santa Maria – Distrito Federal. Foram analisadas as prescrições de anti-inflamatórios dentre 431 prescrições arquivadas no serviço referentes ao período de fevereiro a julho de 2019 partindo da média local de demanda de atendimento na farmácia da UBS considerando nível de confiança de 95% (margem de erro de 5%). Resultados: Foram analisadas 68 prescrições contendo pelo menos um anti-inflamatório. A maior parte dos pacientes cujas prescrições foram analisadas era de mulheres (n=50; 73,5%) e de adultos jovens na faixa etária de 20 a 59 anos (n=33; 48,6%). A maior parte das prescrições foi elaborada por médico (n=54; 79,4%) e era do tipo manual (n=48; 70,6%). A média de medicamentos por prescrição foi de três e, dos 190 medicamentos prescritos, 71 eram anti-inflamatórios, sendo que, deles, 55 (77,5%) foram efetivamente dispensados. Dos anti-inflamatórios prescritos, menos da metade (n=34; 47,9%) continha as informações completas de concentração, dose, forma farmacêutica, posologia, tempo de tratamento e via de administração. Quase metade dos anti-inflamatórios prescritos continha alguma abreviatura, siglas e/ou símbolos considerados inadequados do ponto de vista de segurança do paciente (n=35; 49,3%). Mais de um quarto dos anti- inflamatórios prescritos continham expressões vagas e foram prescritos com pelo menos uma medida não métrica (a mais comum delas foi frasco). Pouco mais de um terço dos anti- inflamatórios foram prescritos com alguma orientação para uso (n=24; 33,8%). Dentre os AINE, o mais prescrito foi o ibuprofeno (n=40; 56,3%). Pouco mais de um terço dos anti- inflamatórios prescritos eram esteroidais, com destaque à prednisona (n=8; 11,3%). Foram evidenciadas 23 IMP em 16 prescrições (23,5% das prescrições), sendo 10 delas consideradas como de severidade importante. Conclusões: Tais dados permitem concluir que há problemas importantes relacionados à prescrição e uso de anti-inflamatórios na UBS onde ocorreu o estudo, chamando atenção para a necessidade de reorganização dos serviços farmacêuticos com vistas a executarem atividades de cunho assistencial para além de atividades gerenciais e de cunho estritamente normativo, favorecendo, dessa forma maior racionalidade, segurança e qualidade no processo de utilização dos medicamentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.