Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28483
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JenniferJovitaSilva_tcc.pdf1,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Adaptação de instrumento de aplicação para avaliação da dispensação de isoniazida 300 mg para o tratamento da ILTB em unidades de saúde
Autor(es): Silva, Jennifer Jovita
Orientador(es): Tavares, Noemia Urruth Leão
Coorientador(es): Alves, Bárbara Manuella Cardoso Sodré
Assunto: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Assistência farmacêutica
Tuberculose - tratamento
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 8-Set-2021
Referência: SILVA, Jennifer Jovita. Adaptação de instrumento de aplicação para avaliação da dispensação de isoniazida 300 mg para o tratamento da ILTB em unidades de saúde. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A infecção latente por tuberculose (ILTB) é definida como um estado de resposta imune persistente à estimulação por antígenos do M. tuberculosis sem evidência de TB clinicamente ativa. O tratamento de ILTB tem duração de seis até nove meses, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e recentemente foi incorporado a isoniazida 300mg além da apresentação de 100mg já existente. Como o tratamento é longo, diversos pacientes abandonam por conta das reações adversas e outras comorbidades associadas e interações medicamentosas. O objetivo do trabalho foi adaptar um instrumento para avaliação da dispensação do medicamento isoniazida 300 mg para o tratamento da ILTB em unidades de saúde do SUS. Foi realizada a adaptação do instrumento de observação direta por meio de reunião de especialistas e desenvolvido um material de treinamento para aplicação do mesmo no atendimento na dispensação de isoniazida 300 mg. Com os resultados do trabalho espera-se que o instrumento e a ferramenta de treinamento sobre a avaliação da dispensação do medicamento isoniazida 300 mg para o tratamento da ILTB em unidades de saúde pode auxiliar a garantia da efetividade e segurança para o paciente trazendo melhor resolutividade terapêutica.
Abstract: Latent tuberculosis infection (ILTB) is defined as a state of persistent immune response to stimulation by M. tuberculosis antigens without evidence of clinically active TB. ILTB treatment lasts from six to nine months, is free and available from the Unified Health System (SUS), and isoniazid 300mg was recently incorporated in addition to the existing 100mg presentation. Because treatment is long, many patients drop out due to adverse reactions and other associated comorbidities and drug interactions. The objective of this study was to adapt an instrument to evaluate the dispensation of the 300 mg isoniazid drug for the treatment of ILTB in SUS health units. The direct observation instrument was adapted through a meeting of experts and a training material was developed for its application in the dispensing of isoniazid 300 mg. With the results of this study, it is expected that the isoniazid 300 mg dispensation evaluation tool and training tool for the treatment of ILTB in health facilities can help to guarantee the effectiveness and safety for the patient, bringing better therapeutic resolution.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.