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dc.contributor.advisorSilva, Alcides Leandro da-
dc.contributor.authorAlmeida, Pablo Ferreira Cunha de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Pablo Ferreira Cunha de. Sistema eletroeletrônico no tráfego aéreo brasileiro. 2018. xix, 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil está entre os países com maior volume de tráfego aéreo do mundo. Sua extensão de 22 milhões de km² contribui para essa quantidade. Todo esse tráfego precisa não apenas de pessoal qualificadas para o serviço, mas também de uma estrutura complexa para fornecer espaço aéreo seguro. O trabalho consiste em entender como funciona o controle de tráfego aéreo e conhecer sua estrutura e as engenharia envolvidas. A composição da Atmosfera, o processo de formação e classificação de nuvens formam parte do estudo, como também, o surgimento de descargas atmosféricas. As descargas atmosféricas têm grande influência no dia a dia de pilotos e controladores de tráfego aéreo. A análise dos problemas causados pelas descargas atmosféricas para aeronaves que estão voando, aeronaves no solo e para o controlador de tráfego aéreo é essencial para as propostas desenvolvidas. Soluções de engenharia para aumentar a segurança em aeroportos e instalações responsáveis pelo efetivo controle de tráfego aéreo foram propostas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTráfego aéreopt_BR
dc.subject.keywordDescargas atmosféricaspt_BR
dc.subject.keywordAeroportospt_BR
dc.titleSistema eletroeletrônico no tráfego aéreo brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-08T03:06:22Z-
dc.date.available2021-09-08T03:06:22Z-
dc.date.submitted2018-12-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28476-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Brazil is among the countries with the highest volume of air traffic in the world. Its extension of 22 million square kilometers contributes to this amount. All this traffic needs not only qualified personnel for the service, but also a complex structure to provide safe airspace. The job is to understand how air traffic control works, to know its structure and the engineering behind it. We will study the composition of the Atmosphere, the process of formation and classification of clouds, besides understanding how the atmospheric discharges arise. The atmospheric discharges have great influence on the routine of pilots and controllers of air traffic. We will analyze the problems caused by atmospheric discharges to aircraft that are flying, aircraft on the ground, to the air traffic controller and people involved in some way with aviation in general, such as airport employees and airlines. Finally, to propose engineering solutions to increase the security in airports and facilities responsible for the effective control of air traffic.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



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