Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2846
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_KarendeRezendeMachado.pdf909,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das mudanças na estrutura de capital de grandes empresas brasileiras de 2000 a 2009
Autor(es): Machado, Karen de Rezende
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Oliveira, Wolney Resende de
Assunto: Mercado de capitais
Investimentos
Bolsa de valores
Empresas
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 9-Fev-2012
Referência: MACHADO, Karen de Rezende. Análise das mudanças na estrutura de capital de grandes empresas brasileiras de 2000 a 2009. 2011. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O mercado de capitais brasileiro experimentou, na última década, uma intensa movimentação, com crescimento exponencial do número de investidores, das empresas listadas em bolsa de valores e das ofertas de ações. Nesse cenário, as ofertas de ações tornaram-se uma alternativa de financiamento cada vez mais popular para grandes empresas. Este trabalho procurou entender como as ofertas públicas primárias e secundárias de ações, no período de 2000 a 2009, influenciaram a estrutura de capital de grandes empresas. Para isso, foram analisados os índices de endividamento de 12 empresas não financeiras com os maiores valores de mercado em dezembro de 2009, que estivessem listadas na Bolsa de Valores de São Paulo antes de 2000. Observou-se uma tendência de queda no índice entre 2003 e 2007 – período no qual a Bolsa de Valores de São Paulo registrou excelente desempenho. Essa queda foi interrompida em 2008, com a crise financeira mundial, que provocou grande aversão ao risco no mundo todo. Buscou-se, ainda, identificar possíveis razões que tenham levado as empresas a optar por essa alternativa de financiamento. Foram analisados o balanço patrimonial dessas empresas, as ofertas públicas realizadas e os fatos relevantes publicados nos anos das ofertas e nos anos imediatamente posteriores. Por meio da análise desses fatos relevantes publicados nos anos das ofertas ou em anos imediatamente posteriores, observou-se que a maioria das ofertas de ações foi seguida de operações de aquisição e/ou incorporação, motivo, pelo qual, não houve grande impacto no índice de endividamento dessas empresas, já que os novos recursos foram rapidamente consumidos nessas operações.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons