Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28457
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AmandaBastosRocha_tcc.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de prescrições de antimicrobianos em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal
Autor(es): Rocha, Amanda Bastos
Orientador(es): Lima, Rodrigo Fonseca
Assunto: Atenção primária à saúde
Antimicrobianos
Medicamentos - prescrição
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 6-Set-2021
Referência: ROCHA, Amanda Bastos. Análise de prescrições de antimicrobianos em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: Analisar prescrições de antimicrobianos (ATM) em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da família do Distrito Federal. Metodologia: Pesquisa transversal de cunho avaliativo envolvendo análise de prescrições realizada em uma UBS de Santa Maria – Distrito Federal. Foram analisadas as prescrições de ATM dentre 431 prescrições arquivadas no serviço referentes ao período de fevereiro a julho de 2019 partindo da média local de demanda de atendimento na farmácia da UBS considerando nível de confiança de 95% (margem de erro de 5%). Resultados: Foram analisadas 54 prescrições contendo pelo menos um ATM. A maioria dos usuários cujas prescrições foram analisadas era mulher (n=36; 66,7%) e na faixa etária de 20 a 59 anos (n=33; 61,1%). A maior parte das prescrições foi elaborada por médico (n=42; 77,8%) e era do tipo manual (n=47; 87,0%). A maior parte das prescrições era legível (n=50; 92,6%) e nenhuma prescrição continha rasura. Das 54, 39 (72,2%) prescrições continham todos os itens obrigatórios considerados (data, identificação/ nome do usuário, carimbo/ identificação do prescritor e identificação da instituição). A média de medicamentos por prescrição foi de dois. Dos 111 medicamentos prescritos nos documentos analisados, 65 eram ATM, sendo que, deles, 63 foram efetivamente dispensados (um não dispensado por não estar na lista de medicamentos distrital e um por desabastecimento). Dos 65 ATM prescritos, menos da metade (n=30; 46,1%) continham as informações completas de concentração, dose, forma farmacêutica, posologia, tempo de tratamento e via de administração. Pouco mais de um terço dos ATM foram prescritos com alguma abreviatura, siglas e/ou símbolos considerados inadequados do ponto de vista de segurança do paciente (n=23; 35,4%), sendo a maioria deles relacionados à forma farmacêutica (tabela 4). Nenhuma das prescrições de ATM continha expressões vagas e nove (13,8%) ATM foram prescritos com pelo menos uma medida não métrica (a mais comum delas foi tubo). Menos de um quarto dos ATM prescritos tinha alguma orientação para uso (n=16; 24,6%). A maior parte dos ATM foram antibióticos de uso sistêmico (n=41; 63,1%), com destaque aos betalactâmicos, que corresponderam a mais de 40% dos ATM prescritos (cefalexina e amoxicilina foram os mais prescritos). Foram evidenciadas cinco IMP (9,2% das prescrições), todas em adultos jovens entre 15 e 33 anos, sendo três delas consideradas como de severidade importante. Conclusões: Os dados deste estudo refletem resultado que podem contribuir para alertar e conscientizar os prescritores quanto à importância de uma prescrição de ATM segura, possibilitando, assim, melhoria da qualidade na assistência e segurança no uso destes na atenção primária. Além disso, espera-se estimular o serviço farmacêutico vinculado à dispensação dos ATM com vistas à promoção do uso racional e segurança no uso do medicamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.