Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28452
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasRodriguesDaSilva_tcc.pdf3,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto da geração distribuída na tarifa de energia elétrica e receita da distribuidora considerando a revisão dos contratos de concessão de energia do ambiente regulado da CEB
Autor(es): Silva, Lucas Rodrigues da
Orientador(es): Shayani, Rafael Amaral
Assunto: Energia elétrica - distribuição
Geração distribuída fotovoltaica
Energia elétrica - tarifas
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 3-Set-2021
Referência: SILVA, Lucas Rodrigues da. Impacto da geração distribuída na tarifa de energia elétrica e receita da distribuidora considerando a revisão dos contratos de concessão de energia do ambiente regulado da CEB. 2018. xx, 160 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho é um estudo da geração distribuída fotovoltaica (GDFV) e de como se dá o seu impacto na tarifa de energia elétrica quando se considera a possibilidade de revisar os contratos de energia do ambiente regulado de energia. Para o procedimento tarifário, a GDFV é um componente novo e existem várias linhas de análise para o impacto que a mesma pode causar na tarifa de energia e na gestão das distribuidoras. Assim este trabalho propõe um método de análise da tarifa considerando a penetração de GDFV e levando-se em conta a possibilidade de revisar os contratos de energia da distribuidora pertencentes ao ambiente regulado, analisando o procedimento tarifário atual e o mercado de energia do ambiente regulado. Por fim, aplica-se o método a um estudo de caso real para a CEB, onde é sabido que quando ocorre a penetração de GDFV espera-se um aumento da tarifa de energia aplicada, porém ao se considerar a possibilidade de revisão dos contratos os resultados que mostram que o efeito sobre a tarifa de energia causado pela penetração de GDFV é muito menor.
Abstract: The present work is a study of distributed solar photovoltaic energy (DSPV) and how its impact on electricity tariffs when one considers the possibility of reviewing the energy contracts of the regulated energy environment. For the tariff procedure, the DSPV is a new component and there are several lines of analysis for the impact that it can cause in the energy tariff and in the management of the distributors. This paper proposes a method of tariff analysis considering the penetration of DSPV and taking into account the possibility of revising the energy contracts of the distributor belonging to the regulated environment, analyzing the current tariff procedure and the energy market of the regulated environment. Finally, the method is applied to a real case study for the Energy Company of Brasilia, where it is known that when DSPV penetration occurs, it is expected that the energy tariff will increase, but when considering the possibility of reviewing the contracts, the effect on the energy tariff caused by DSPV penetration is much lower.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.