Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2844
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_BrunodaRochaBraga.pdf471,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Metodologia para mapeamento e representação da arquitetura de processos orientada à gestão da estrutura de custos
Autor(es): Braga, Bruno da Rocha
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Contabilidade de custo
Administração de empresas
Data de apresentação: 4-Abr-2011
Data de publicação: 9-Fev-2012
Referência: BRAGA, Bruno da Rocha. Metodologia para mapeamento e representação da arquitetura de processos orientada à gestão da estrutura de custos. 2011. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Nos últimos anos, a economia industrial vem perdendo relevância e valor para uma nova economia da informação, de forma que as organizações modernas são exigidas não apenas quanto a melhores resultados e desempenho de suas operações, mas também quanto à tempestiva e efetiva adaptação às mudanças decorrentes de uma ambiente cada vez mais dinâmico. Neste contexto de crescente complexidade do processo decisório, temos um conflito entre a relevância dos sistemas de custos para a tomada de decisão gerencial e os novos desafios para a gestão destes sistemas, particularmente no que tange a construção e atualização do modelo de custos. Por organizações grandes e complexas, podem passar não apenas uma, mas várias cadeias de valor, admitindo algum grau de compartilhamento de atividades e integração de produtos. Para gerenciar os recursos, os produtos, as respectivas cadeias de valor e as relações com fornecedores e clientes é preciso construir uma Arquitetura de Processos. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo estabelecer um modelo e uma metodologia para o mapeamento dos produtos e respectivas cadeias de valor. Para tanto, adotamos uma abordagem constituída de duas etapas complementares. Na primeira, um estudo da literatura sobre as metodologias, as linguagens e os paradigmas de modelagem conhecidos, cujo propósito é estabelecer a linguagem e as relações entre os conceitos, constituindo a base do modelo conceitual. Na segunda, um estudo prospectivo para a identificação de padrões de modelagem de processos, usando dados levantados sobre estrutura, produtos e atividades do Banco Central do Brasil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2844
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons