Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28442
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_BeatrizVieiraCorreaSilva_tcc.pdf3,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos da COVID-19 na demanda média de gasolina C no Brasil
Autor(es): Silva, Beatriz Vieira Corrêa
Orientador(es): Soares, Paula Meyer
Assunto: Covid-19
Combustíveis
Combustíveis para motores
Gasolina
Economia
Impactos socioambientais
Crise econômica
Epidemias
Data de apresentação: 16-Abr-2021
Data de publicação: 3-Set-2021
Referência: SILVA, Beatriz Vieira Corrêa. Impactos da COVID-19 na demanda média de gasolina C no Brasil. 2020. 16 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Desde sua descoberta até os dias atuais o petróleo e seus derivados conquistam relevância e adesão crescente em todo o mundo. O petróleo possui parcela significativa na matriz energética mundial o que mostra a relação entre a economia e a demanda por seus derivados. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é realizar um estudo acerca do impacto da Covid-19 na demanda média de Gasolina C no Brasil durante o período de 2020. A metodologia adotada baseou-se em referencial bibliográfico e dados primários e secundários de ações, preços, produção, refino, exportação para realização do estudo e de um modelo econométrico. Este trabalho analisou o comportamento e a viabilidade de previsão da demanda da gasolina C no Brasil com relação ao preço do combustível e a presença da Covid-19 ao longo de 2020 por meio de um modelo econométrico de regressão linear múltipla. A partir do modelo econométrico desenvolvido, foi possível identificar que o aumento no Preço Médio da Gasolina C no Brasil tem influencia negativamente no Consumo Médio de gasolina C no Brasil, isto pela relação oferta e demanda. A variável Covid apresenta uma influência negativa no Consumo Médio de Gasolina C, isto pois adesão as medidas de isolamento para contenção da doença provocaram mudanças de hábitos sociais reduzindo a mobilidade urbana e consequentemente a diminuição do Consumo Médio de Gasolina C. A queda expressiva da demanda de Gasolina C ocorreu durante os meses de março e abril de 2020, decorrente de medidas mais duras de restrição a circulação de pessoas. Após esse período o relaxamento das tais medidas de isolamento social favoreceu a retomada do consumo de gasolina C. Por fim, a recuperação do consumo de gasolina C refletiu na recuperação do setor petrolífero e teve impacto positivo na recuperação da economia do país. Contudo, a recuperação econômica está diretamente relacionada à curva de contágio da COVID-19 nos períodos seguintes ao estudo.
Abstract: From its discovery to the present day, oil and its derivatives have gained relevance and growing adhesion worldwide. Petroleum has a significant portion of the world energy matrix, which shows the relationship between the economy and the demand for its derivatives. Therefore, the objective of the present work is to carry out a study on the impacto f Covid-19 on the average demand for Gasoline C in Brasil durring the period of 2020. The adopted methodology was based on bibliographic reference and primary and secondary data of actions, prices, production, refining, export to carry out the study and an econometric model. This work is expected to analyze the behavior of the demand for gasoline C in Brazil with the economy prior to 2020, to verify the relationship between the public health crisis and the demand for gasoline C in Brazil during the first semester of 2020 in addition to analyzing the feasibility of the study of an econometric model to analyze future demand. Based on the econometric model developed, it was possible to identify that the increase in the Average Price of Gasoline C in Brazil has a negative influence on the Average Consumption of gasoline C in Brazil, due to the supply and demand relationship. The Covid variable has a negative influence on the Average Consumption of Gasoline C, this because adhesion as isolation measures to contain the disease caused changes in habits related to urban mobility and, consequently, a decrease in the Average Consumption of Gasoline C. The significant drop in demand for Gasoline C occurred during the months of March and April 2020, due to tougher measures to restrict the circulation of people. After this period, the relaxation of such measures of social isolation favored the resumption of gasoline C consumption. Finally, the recovery of gasoline consumption C reflected in the recovery of the oil sector and had a positive impact on the recovery of the country's economy. However, the economic recovery is directly related to the contagion curve of COVID 19 in the periods following the study.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.