Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28436
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BrendaBiancaNevesDias_tcc.pdf2,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Melhoria da margem de estabilidade transitória em sistemas de potência utilizando Controlador Unificado de Fluxo de Potência (UPFC)
Autor(es): Dias, Brenda Bianca Neves
Orientador(es): Silva, Flávio Henrique Justiniano Ribeiro da
Assunto: Sistemas elétricos de potência
Sistemas elétricos
Oscilações eletromecânicas
Modelagem
Controladores (Engenharia mecatrônica)
Energia elétrica
Potência elétrica
Data de apresentação: 28-Jun-2019
Data de publicação: 3-Set-2021
Referência: DIAS, Brenda Bianca Neves. Melhoria da margem de estabilidade transitória em sistemas de potência utilizando Controlador Unificado de Fluxo de Potência (UPFC). 2019. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Na sociedade moderna deseja-se que as concessionárias garantam a confiabilidade e o for necimento ininterrupto de energia elétrica. Para atender esses requisitos as concessionárias de energia devem garantir a confiabilidade do sistema elétrico, mesmo nas situações mais críticas. Nos últimos anos, o crescente aumento do carregamento impulsionou a interli gação entre os sistemas elétricos e propiciou a transmissão de potência através de linhas longas de alta capacidade, com isto, o equacionamento dos sistemas elétricos de potência tornou-se mais complexo e o estudo sobre estabilidade tornou-se de vital importância, principalmente na área de operação e planejamento de sistemas elétricos de potência. Durante a operação dos sistemas elétricos podem ocorrer perturbações de grande e pe queno porte, que são responsáveis por acarretar oscilações eletromecânicas nos geradores síncronos. Quando o sistema está sujeito a uma perturbação, o seu funcionamento normal fica evidentemente prejudicado, acarretando problemas para a sociedade, podendo até implicar no desligamento de uma parte ou de todo o sistema interligado. Uma forma de atenuar essas oscilações e aumentar a margem de estabilidade transitória é utilizando equipamentos FACTS (Flexible Alternative Current Transmission Systems). Esses equipamentos são capazes de aumentar a capacidade de transmissão de potência e propiciar um controle rápido no fluxo de potência na linha, aumentando a confiabilidade do sistema. Este trabalho, através de simulações utilizando o software Matlab e a fer ramenta PSAT, realiza a análise de estabilidade transitória e a influência de um tipo de equipamento FACTS, o Controlador Unificado de Fluxo de Potência (UPFC), na dinâmica do sistema elétrico perante a ocorrência de perturbações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.