Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Chagas, Cyro Lucas Silva | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Igor Freitas | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Igor Freitas. Análise da composição de lubrificantes para determinação de fraudes em óleos básicos. 2020. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Óleos lubrificantes são amplamente utilizados em diversas situações nas quais é
necessária a redução de atrito em peças de veículos ou equipamentos em geral com o intuito de
evitar o desgaste prematuro. Muitas vezes associa-se o mau funcionamento de um equipamento
ao combustível utilizado, principalmente por conta de opiniões negativas amplamente
difundidas por parte da população, no entanto, em diversos casos a utilização de lubrificantes
de má qualidade pode causar sérios problemas ao veículo, principalmente quando verifica-se
ausência ou insuficiência na aditivação do óleo. Outros vícios de qualidade relativamente
frequentes são: viscosidade cinemática a 100°C e dinâmica a baixa temperatura fora das
especificações, perda por evaporação elevada e fraude na constituição dos óleos básicos. O
estudo em questão visa identificar parâmetros que podem ser utilizadas para determinar fraudes
na composição de lubrificantes acabados com relação aos óleos básicos. Foi realizada ampla
caracterização físico-química de diversas amostras de óleo básico, óleos formulados em
laboratório e óleos lubrificantes comerciais. Ensaios como viscosidade cinemática a 40°C e
100°C, índice de viscosidade, viscosidade dinâmica à baixa temperatura e teor de elementos
(Ca, Zn, P, Mg, S) foram realizados de acordo com as respectivas normas da ASTM - American
Society for Testing and Materials. Adicionalmente, foi desenvolvida uma metodologia para a
quantificação de n-parafinas nas amostras analisadas utilizando cromatografia gasosa com
detector de ionização em chama. Através dos dados obtidos, foram realizados cruzamentos de
dados entre a caracterização físico-química e estrutural. Verificou-se que baixos índices de
viscosidade e resultados não conformes de viscosidade dinâmica à baixa temperatura estão
relacionados com maiores teores de n-parafinas em amostras de lubrificantes acabados,
indicando a possibilidade de fraude em óleos comercializados como sintéticos ao consumidor,
mas que na verdade podem ser minerais, que possuem menor valor agregado, aumentando a
margem do lucro do produtor e enganando o consumidor final. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Óleos lubrificantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Controle de qualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fraude | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos automotores | pt_BR |
dc.title | Análise da composição de lubrificantes para determinação de fraudes em óleos básicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T14:09:11Z | - |
dc.date.available | 2021-08-30T14:09:11Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28409 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Lubricating oils are widely used to reduce friction in parts of vehicles and equipments
to avoid premature wear. Often the equipment malfunctions are associated with the fuel used,
mainly due to negative opinions widely spread by the population, however, in several cases the
use of low quality lubricants can cause serious problems to the vehicle, especially when there
is an absence or insufficiency in additvation of oil. Other quality problems are relatively
frequent, such as kinematic viscosity at 100°C and cold-cranking simulator outside
specifications, high evaporation loss and fraud in the constitution of base oils. This study aims
to identify which parameters can be used to determine fraud in the composition of commercial
lubricants in relation to base oils. Extensive physico-chemical characterization of several
samples of base oil, formulated oils in the laboratory and commercial lubricating oils was
carried out. Tests such as kinematic viscosity at 40°C and 100°C, viscosity index, dynamic
viscosity at low temperature and element content (Ca, Zn, P, Mg, S) were carried out in
accordance with the respective standards of the ASTM - American Society for Testing and
Materials. Additionally, a methodology was developed for the quantification of n-paraffins in
the analyzed samples using gas chromatography with flame ionization detector. Through the
data obtained, it was crossed between the physical-chemical and structural characterization. It
was found that low viscosity indexes and dynamic low temperature viscosity results are related
to higher levels of n-paraffins in finished lubricant samples, indicating the possibility of fraud
in oils marketed as synthetic to the consumer, but that in fact they are minerals, which have
lower value, increasing the profit margin of the producer and harming the final consumer. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
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