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dc.contributor.advisorChagas, Cyro Lucas Silva-
dc.contributor.authorFigueiredo, Igor Freitas-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Igor Freitas. Análise da composição de lubrificantes para determinação de fraudes em óleos básicos. 2020. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.pt_BR
dc.description.abstractÓleos lubrificantes são amplamente utilizados em diversas situações nas quais é necessária a redução de atrito em peças de veículos ou equipamentos em geral com o intuito de evitar o desgaste prematuro. Muitas vezes associa-se o mau funcionamento de um equipamento ao combustível utilizado, principalmente por conta de opiniões negativas amplamente difundidas por parte da população, no entanto, em diversos casos a utilização de lubrificantes de má qualidade pode causar sérios problemas ao veículo, principalmente quando verifica-se ausência ou insuficiência na aditivação do óleo. Outros vícios de qualidade relativamente frequentes são: viscosidade cinemática a 100°C e dinâmica a baixa temperatura fora das especificações, perda por evaporação elevada e fraude na constituição dos óleos básicos. O estudo em questão visa identificar parâmetros que podem ser utilizadas para determinar fraudes na composição de lubrificantes acabados com relação aos óleos básicos. Foi realizada ampla caracterização físico-química de diversas amostras de óleo básico, óleos formulados em laboratório e óleos lubrificantes comerciais. Ensaios como viscosidade cinemática a 40°C e 100°C, índice de viscosidade, viscosidade dinâmica à baixa temperatura e teor de elementos (Ca, Zn, P, Mg, S) foram realizados de acordo com as respectivas normas da ASTM - American Society for Testing and Materials. Adicionalmente, foi desenvolvida uma metodologia para a quantificação de n-parafinas nas amostras analisadas utilizando cromatografia gasosa com detector de ionização em chama. Através dos dados obtidos, foram realizados cruzamentos de dados entre a caracterização físico-química e estrutural. Verificou-se que baixos índices de viscosidade e resultados não conformes de viscosidade dinâmica à baixa temperatura estão relacionados com maiores teores de n-parafinas em amostras de lubrificantes acabados, indicando a possibilidade de fraude em óleos comercializados como sintéticos ao consumidor, mas que na verdade podem ser minerais, que possuem menor valor agregado, aumentando a margem do lucro do produtor e enganando o consumidor final.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordÓleos lubrificantespt_BR
dc.subject.keywordControle de qualidadept_BR
dc.subject.keywordFraudept_BR
dc.subject.keywordVeículos automotorespt_BR
dc.titleAnálise da composição de lubrificantes para determinação de fraudes em óleos básicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-30T14:09:11Z-
dc.date.available2021-08-30T14:09:11Z-
dc.date.submitted2020-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28409-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Lubricating oils are widely used to reduce friction in parts of vehicles and equipments to avoid premature wear. Often the equipment malfunctions are associated with the fuel used, mainly due to negative opinions widely spread by the population, however, in several cases the use of low quality lubricants can cause serious problems to the vehicle, especially when there is an absence or insufficiency in additvation of oil. Other quality problems are relatively frequent, such as kinematic viscosity at 100°C and cold-cranking simulator outside specifications, high evaporation loss and fraud in the constitution of base oils. This study aims to identify which parameters can be used to determine fraud in the composition of commercial lubricants in relation to base oils. Extensive physico-chemical characterization of several samples of base oil, formulated oils in the laboratory and commercial lubricating oils was carried out. Tests such as kinematic viscosity at 40°C and 100°C, viscosity index, dynamic viscosity at low temperature and element content (Ca, Zn, P, Mg, S) were carried out in accordance with the respective standards of the ASTM - American Society for Testing and Materials. Additionally, a methodology was developed for the quantification of n-paraffins in the analyzed samples using gas chromatography with flame ionization detector. Through the data obtained, it was crossed between the physical-chemical and structural characterization. It was found that low viscosity indexes and dynamic low temperature viscosity results are related to higher levels of n-paraffins in finished lubricant samples, indicating the possibility of fraud in oils marketed as synthetic to the consumer, but that in fact they are minerals, which have lower value, increasing the profit margin of the producer and harming the final consumer.pt_BR
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