Título: | A Química do sabão na pandemia da Covid-19 : uma proposta que envolve contextualização no ensino de Química |
Autor(es): | Plácido, Katharina Monteiro |
Orientador(es): | Mól, Gerson de Souza |
Assunto: | Química - estudo e ensino covid-19 Sabão - produção Ensino remoto Tecnologia na educação |
Data de apresentação: | 11-Dez-2020 |
Data de publicação: | 30-Ago-2021 |
Referência: | PLÁCIDO, Katharina Monteiro. A Química do sabão na pandemia da Covid-19: uma proposta que envolve contextualização no ensino de Química. 2020. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho constitui uma pesquisa sobre a realidade dos educandos diante da
pandemia causada pelo Coronavirus disease 2019 (COVID-19), com objetivo de
colher concepções prévias a respeito do sabão contra a luta do novo corona
vírus. Diante do fechamento das instituições e a emergência de migrar as aulas
para o ensino remoto, muitos professores tiveram que utilizar recursos
alternativos aos tradicionais de forma que despertasse o interesse dos alunos
durante as aulas. Com isso, este trabalho teve o intuito de coletar concepções
prévias dos estudantes e de propor um plano de aula, fazendo uso de uma
abordagem CTS, a ser aplicado, de maneira remota, em uma turma de terceiro
ano do Ensino Médio, sobre a Química do Sabão e a importância de seu uso no
contexto da pandemia do COVID-19. Na perspectiva de aproximar o ensino de
Química nos conteúdos ministrados em sala de aula com a realidade dos
educandos, de maneira educativa, com o objetivo de motivá-los a aprenderem a
Química de forma agradável. A proposta desenvolvida nesse trabalho
disponibilizou aos estudantes uma nova estratégia de ensino e estimulou o
interesse pela disciplina mesmo de forma não presencial. Os alunos ao
responderem o questionário tinham uma concepção e após a aula proposta
estimulou o envolvimento dos alunos na busca por respostas. |
Abstract: | This work constitutes a research on the reality of students in the face of the
pandemic caused by Coronavirus disease 2019 (COVID-19), with the objective
of collecting previous conceptions about soap against the fight against the new
corona virus. Faced with the closure of institutions and the emergence of
migrating classes to remote education, many teachers had to use alternative
resources to traditional ones in order to arouse the interest of students during
classes. With this, this work had the intention to collect previous conceptions of
the students and to propose a lesson plan, using a CTS approach, to be applied,
remotely, in a third year class of High School, about soap Chemistry and the
importance of its use in the context of the COVID-19 pandemic. In the perspective
of bringing the teaching of Chemistry in the contents taught in the classroom with
the reality of the students, in an educational way, with the aim of motivating them
to learn Chemistry in a pleasant way. The proposal developed in this work
provided students with a new teaching strategy and stimulated interest in the
discipline even in a non-face-to-face manner. When answering the questionnaire,
students had a conception and after the proposed class it stimulated the students'
involvement in the search for answers. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.