Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/28405
Título: | Análise de visões sobre Ciência : um estudo de caso sobre as visões de uma professora de Química em formação inicial |
Autor(es): | Lima, Marcondes Medeiros de |
Orientador(es): | Ibraim, Stefannie de Sá |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Educação básica Química - estudo e ensino Professores - formação |
Data de apresentação: | 31-Ago-2020 |
Data de publicação: | 30-Ago-2021 |
Referência: | LIMA, Marcondes Medeiros. Análise de visões sobre Ciência: um estudo de caso sobre as visões de uma professora de Química em formação inicial. 2020. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Nos últimos anos tem crescido no Ensino de Ciências discussões sobre a inclusão de
aspectos de Natureza da Ciência no contexto da Educação Básica e na formação de professores.
O uso da História da Ciência tem sido defendido como um meio para se criar um ambiente
propício para o desenvolvimento de uma visão ampla sobre Ciências, uma vez que o estudo de
casos históricos na Ciência favorece o entendimento sobre como a Ciência é construída, as
influências dos contextos social, cultural e histórico no meio científico e permite a visualização
de como controvérsias científicas são resolvidas, o que pode contribuir para a alfabetização
científica dos estudantes. Este trabalho consiste em um estudo de caso que buscou investigar
quais aspectos de Natureza da Ciência uma professora em formação inicial, no contexto de uma
disciplina de História da Química, manifesta em seu portfólio. Para categorizar esses aspectos
usamos a ferramenta de análise Modelo de Ciência para o Ensino de Ciências v.2. Neste
trabalho também apresentamos e discutimos como que a professora em formação manifesta os
aspectos de Natureza da Ciência. Em nossa análise, identificamos a manifestação de 23 aspectos
de Natureza da Ciência, que foram expressos de maneiras variadas ao longo das atividades.
Apontamos que apesar da disciplina ter se mostrado insuficiente para se trabalhar com todos os
aspectos de Natureza da Ciência, ela pode ter contribuído para o desenvolvimento de uma visão
mais ampla sobre Ciências. Enfatizamos a importância de discussões sobre História da Ciência
e Natureza da Ciência não se encontrarem apenas em uma disciplina da graduação, de se
trabalhar os casos históricos em conjunto com atividades investigativas e com questões
sociocientíficas da atualidade e indicamos potenciais e limitações do uso da ferramenta analítica
Modelo de Ciência para o Ensino de Ciências v.2 para trabalhos futuros. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.