Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28405
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MarcondesMedeirosDeLima_tcc.pdf743,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de visões sobre Ciência : um estudo de caso sobre as visões de uma professora de Química em formação inicial
Autor(es): Lima, Marcondes Medeiros de
Orientador(es): Ibraim, Stefannie de Sá
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Educação básica
Química - estudo e ensino
Professores - formação
Data de apresentação: 31-Ago-2020
Data de publicação: 30-Ago-2021
Referência: LIMA, Marcondes Medeiros. Análise de visões sobre Ciência: um estudo de caso sobre as visões de uma professora de Química em formação inicial. 2020. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Nos últimos anos tem crescido no Ensino de Ciências discussões sobre a inclusão de aspectos de Natureza da Ciência no contexto da Educação Básica e na formação de professores. O uso da História da Ciência tem sido defendido como um meio para se criar um ambiente propício para o desenvolvimento de uma visão ampla sobre Ciências, uma vez que o estudo de casos históricos na Ciência favorece o entendimento sobre como a Ciência é construída, as influências dos contextos social, cultural e histórico no meio científico e permite a visualização de como controvérsias científicas são resolvidas, o que pode contribuir para a alfabetização científica dos estudantes. Este trabalho consiste em um estudo de caso que buscou investigar quais aspectos de Natureza da Ciência uma professora em formação inicial, no contexto de uma disciplina de História da Química, manifesta em seu portfólio. Para categorizar esses aspectos usamos a ferramenta de análise Modelo de Ciência para o Ensino de Ciências v.2. Neste trabalho também apresentamos e discutimos como que a professora em formação manifesta os aspectos de Natureza da Ciência. Em nossa análise, identificamos a manifestação de 23 aspectos de Natureza da Ciência, que foram expressos de maneiras variadas ao longo das atividades. Apontamos que apesar da disciplina ter se mostrado insuficiente para se trabalhar com todos os aspectos de Natureza da Ciência, ela pode ter contribuído para o desenvolvimento de uma visão mais ampla sobre Ciências. Enfatizamos a importância de discussões sobre História da Ciência e Natureza da Ciência não se encontrarem apenas em uma disciplina da graduação, de se trabalhar os casos históricos em conjunto com atividades investigativas e com questões sociocientíficas da atualidade e indicamos potenciais e limitações do uso da ferramenta analítica Modelo de Ciência para o Ensino de Ciências v.2 para trabalhos futuros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.