Título: | Promoção da ciência pelo jornalismo : um estudo exploratório |
Autor(es): | Guia, Natan Andrade da |
Orientador(es): | Nass, Daniel Perdigão |
Assunto: | Jornalismo científico Ciências - estudo e ensino Pesquisa científica Estudantes - formação |
Data de apresentação: | 10-Dez-2020 |
Data de publicação: | 30-Ago-2021 |
Referência: | GUIA, Natan Andrade da. Promoção da ciência pelo jornalismo: um estudo exploratório. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O jornalismo científico é intermediário de informações valiosas para a sociedade.
Também é relevante fonte de produções textuais ou midiáticas passíveis de debate
e de crítica. Tais produtos jornalísticos podem ser utilizados, por exemplo, na
alfabetização científica dos alunos de Ciências. Neste trabalho buscou-se definir e
delimitar, por meio de uma pesquisa exploratória, o jornalismo científico, bem como
as questões e desafios relacionados à aplicação dele em sala de aula como forma
de promover a alfabetização científica. Verificou-se que o jornalismo científico se
destaca na literatura como um recurso valioso para o ensino de Ciências, pois
possibilita que os conteúdos sejam estudados de maneira agradável e prazerosa,
contextualizando-os e permitindo que os estudantes entrem em contato com a
Ciência presente no dia a dia. Este estudo logrou contribuir para o entendimento do
jornalismo científico como fenômeno a ser estudado, destacando as possibilidades
de uso, seus pontos fortes e suas fragilidades, confirmando-o como recurso válido
para a promoção da alfabetização científica, auxiliando no ensino formal de Ciências
e, também, na divulgação científica. |
Abstract: | Science journalism is a go-between of valuable information for society. It is also a
relevant source of textual or media productions, subject to debate and criticism. Such
journalistic products can be used, for example, in the scientific literacy of science
students. In this paper, we sought to define and establish, through exploratory
research, science journalism, as well as the issues and challenges related to its
application in the classroom as a mean to promote scientific literacy. It was found that
science journalism stands out in the literature as a valuable resource for the teaching
of sciences, as it allows the contents to be learned in a congenial and pleasant way,
contextualizing them and allowing students to get in touch with the daily science. This
study managed to contribute to the understanding of science journalism as a
phenomenon to be studied, highlighting its possibilities of use, its strengths and
weaknesses, confirming it as a valid resource for the promotion of scientific literacy,
assisting in the formal teaching of sciences and, also, in popular science. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Química
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