Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gauche, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Paiva, Victor Santos de | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Victor Santos de. Registros: uma proposta de avaliação no ensino de Química. 2020. vi, 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação é um desafio inerente à atuação docente e não há como desprezar a complexidade
do processo (GAUCHE, 2008, p. 1). Essa indagação é destacada para o Nível Médio da
Educação Básica, pois há carência de trabalhos específicos, se comparados aos relacionados
ao Nível Fundamental. Logo, é necessário estudar e pesquisar o processo avaliativo. Para isso,
neste Trabalho, abordamos a concepção de Avaliação Formativa e suas questões, e como
Registros podem ser uma estratégia, nessa perspectiva, no Ensino Médio de Química.
Portanto, apresentamos uma proposta avaliativa em que se utilizaram Registros feitos pelos
Estudantes após as aulas ministradas, com o objetivo de avaliar e acompanhar o progresso de
maneira contínua. O Trabalho foi desenvolvido em uma Escola Pública de Ensino Médio do
Distrito Federal, no âmbito das Atividades da disciplina de Estágio em Ensino de Química 2.
O resultado não foi o esperado, mas, ainda assim, foi positivo. Foi possível perceber quais
conhecimentos trabalhados nas aulas foram compreendidos efetivamente e quais não, bem
como os apontamentos dos Estudantes sobre as aulas e a Atividade Docente, além de
sugestões de correções da proposta. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - estudantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Registros : uma proposta de avaliação no ensino de Química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T12:12:03Z | - |
dc.date.available | 2021-08-30T12:12:03Z | - |
dc.date.submitted | 2020-11-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28402 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|