Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28374
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MatheusDeAraujoMartinsRosa_tcc.pdf1,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os sentidos da cooperação : embates em torno da desapropriação de terras para a construção de Brasília (1955-1958)
Autor(es): Rosa, Matheus de Araújo Martins
Orientador(es): Costa, Kelerson Semerene
Assunto: Desapropriação
Brasília (DF) - construção
Brasília (DF) - história
Solo - uso
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 27-Ago-2021
Referência: ROSA, Matheus de Araújo Martins. Os sentidos da cooperação: embates em torno da desapropriação de terras para a construção de Brasília (1955-1958). 2020. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A presente monografia visa discorrer sobre a desapropriação de terras para a construção de Brasília, mais especificamente por um ângulo: o dos embates entre a Comissão de Cooperação para a Mudança da Capital Federal, responsável pela aquisição dos imóveis, e os possuidores de fazendas no polígono do Distrito Federal. Tendo como recorte temporal a década de 1950, e em especial o período de atuação da aludida comissão, analisamos fontes oficiais, da imprensa e relatórios técnicos; com elas, procuramos discorrer sobre os principais temas ao redor dos quais giravam as lutas entre o poder público e os fazendeiros desapropriados, dando enfoque às táticas e argumentos utilizados por um e por outro lado para sustentar suas ideias e ações.
Abstract: The present study aims to discuss the land expropriation for the construction of Brasília, specifically around one question: the conflicts between the Cooperative Commission for the Transfer of the Federal Capital (CCMCF in Portuguese), which was responsible for the purchase of the real estates, and the expropriated people. Studying the events during the late 1950’s, we analyzed official sources from the State and Federal governments, from the press and from technical reports produced during this period, so we could be able to identify the main points of this social struggle and the strategies used by both sides in order to sustain their actions and to defend their ideas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28374
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.