Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Edlene Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Karla Roberta Bezerra da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Karla Roberta Bezerra da. Violência contra as mulheres e as abordagens históricas: uma análise sobre essa relação na visão de professores de história de escolas públicas do Distrito Federal. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da necessidade de mudanças das mentalidades, o papel social do professor
evidencia um verdadeiro desafio frente às demandas sociais. Em virtude de ser um dever
tácito da educação – a desconstrução de uma cultura machista/sexista – foi desenvolvida uma
pesquisa de campo com professores de História do Distrito Federal para averiguar suas
concepções de violência de gênero e o trabalho com essa temática em sala de aula. As
respostas obtidas por meio de entrevistas mostram como os professores lidam com as
questões de gênero no ambiente escolar, se é possível coibir a violência contra as mulheres e
como eles veem a possibilidade de explorar e debater a Lei Maria da Penha no ensino de
história. As entrevistas realizadas serviram como fonte e foram analisadas por meio de
investigação historiográfica e teórica sobre o tema, com o intuito de contribuir para a
desnaturalização do machismo e sexismo na escola e na sociedade. Os resultados das
entrevistas demonstraram a necessidade de um ensino de história que desconstrua visões e
práticas que contribuem para a manutenção de uma cultura misógina e sexista.
Evidentemente, também existe aqui uma preocupação em reiterar a importância dos estudos
relacionados à participação e ao protagonismo das mulheres na História, visibilizando as lutas
das mulheres, assim como promover um ensino de História crítico, plural e que rompa com
estereótipos de gênero. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência contra as mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - violência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lei Maria da Penha | pt_BR |
dc.title | Violência contra as mulheres e as abordagens históricas : uma análise sobre essa relação na visão de professores de história de escolas públicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T18:41:03Z | - |
dc.date.available | 2021-08-26T18:41:03Z | - |
dc.date.submitted | 2020-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28369 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | : In view of the need to change mentalities, the social role of the teacher shows a
real challenge in face of social demands. Because it is a tacit duty of education - the
deconstruction of a sexist / sexist culture - a field research was carried out with History
teachers from the Federal District to investigate their conceptions of gender violence and the
work with this theme in the classroom. The responses obtained through interviews show how
teachers deal with gender issues in the school environment, whether it is possible to curb
violence against women and how they see the possibility of exploring and debating the Maria
da Penha Law in history teaching. The interviews carried out served as a source and were
analyzed through historiographical and theoretical research on the topic, with the aim of
contributing to the denaturalization of sexism and sexism at school and in society. The results
of the interviews demonstrated the need for teaching history that deconstructs visions and
practices that contribute to the maintenance of a misogynist and sexist culture. Of course,
there is also a concern here to reiterate the importance of studies related to the participation
and protagonism of women in history, making women's struggles visible, as well as
promoting critical, plural history teaching that breaks with gender stereotypes. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
|