Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinto, Ana Flávia Magalhães | - |
dc.contributor.author | Soares, Gabriel Fernando Lima | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Gabriel Fernando Lima. Manoel Brigadeiro: o rei do samba: caminhos do pós-abolição na trajetória de um sambista negro do Rio de Janeiro no Distrito Federal (1922-2015). 2020. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou evidenciar dinâmicas da presença negra no pós-abolição, com foco no campo
cultural do Distrito Federal. Isso foi feito através da investigação historiográfica acerca da trajetória do
sambista Manoel Frederico Soares, mais conhecido como Manoel Brigadeiro, embaixador vitalício do
samba de Brasília. Através de fontes jornalísticas, entrevistas orais, imagens do Arquivo Público do
Distrito Federal, material audiovisual e bibliografia do contexto, esse trabalho discorreu sobre a vida e
obra de Manoel Brigadeiro desde sua origem no Rio de Janeiro até seu estabelecimento na cena cultural
do Distrito Federal. Amparado em métodos da micro-história e valorizando perspectivas de liberdade,
procurou-se evidenciar a pertinência do mapeamento da presença negra no campo cultural do Distrito
Federal, uma vez que, a partir dessa configuração, se pode perceber dinâmicas sociais e políticas gerais.
A incorporação de sujeitos como Manoel Brigadeiro ao repertório da história social serve para o combate
à subalternização sofrida por homens e mulheres negras que fizeram parte da construção civil, intelectual
e cultural do Distrito Federal, mas que não foram percebidos como sujeitos históricos importantes para
a região. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros - representações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Samba | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - cultura | pt_BR |
dc.title | Manoel Brigadeiro : o rei do samba : caminhos do pós-abolição na trajetória de um sambista negro do Rio de Janeiro no Distrito Federal (1922-2015) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T18:32:15Z | - |
dc.date.available | 2021-08-26T18:32:15Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28368 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work sought to show dynamics of the black presence in the post-abolition, more specifically
in the cultural field of the Federal District. This was done through historiographical investigation about
the trajectory of samba artist Manoel Frederico Soares, better known as Manoel Brigadeiro, lifelong
ambassador of Brasilia's samba. Through journalistic sources, oral interviews, images from the Public
Archive of the Federal District, audio-visual material and bibliography of the context, this research
discussed the life and work of Manoel Brigadeiro from his origin in Rio de Janeiro to his establishment
in the cultural scene of the Federal District. Through microhistory methods and valuing perspectives of
freedom, we tried to highlight the pertinence of mapping the black presence in the cultural field of the
Federal District, since from this configuration it is possible to perceive general social and political
dynamics. The incorporation of subjects like Manoel Brigadeiro in the social history field serves to
combat the subordination suffered by black men and women who were part of the civil, intellectual and
cultural construction of the Federal District, but who were not perceived as important historical subjects
for the region. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28368 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
|