Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28359
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RobervalDeJesusLeoneDosSantos_tcc.pdf22,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A cor da dor : um argumento de documentário para Clementina de Jesus
Autor(es): Santos, Roberval de Jesus Leone dos
Orientador(es): Bó, João Batista Lanari
Assunto: Jesus, Clementina de, 1901-1987
Hermenêutica
Audiovisual
Documentário (Cinema)
Mulheres negras
Racismo
Hermenêutica (Filosofia)
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 26-Ago-2021
Referência: SANTOS, Roberval de Jesus Leone dos. A cor da dor: um argumento de documentário para Clementina de Jesus. 2019. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho objetiva desenvolver o argumento de um documentário focado em Clementina de Jesus OMC (c. 1901-1987), conhecida intérprete de canções e ritmos brasileiros. O aporte teórico-metodológico, na fase de pesquisa, baseia-se na hermenêutica de profundidade (HP), formulada por John Brookshire Thompson, a qual permitiu reinterpretar a compreensão (mensagem) da artista transmitida pelo audiovisual (meio).
Abstract: This research aims to develop an argument of documentary focused on Clementina de Jesus (a. 1901-1987), known interpreter of Brazilian music. The theoretical and methodological contribution, in the research phase, is based on the depth hermeneutics (DH) formulated by John Brookshire Thompson, which allowed a reinterpretation of understanding (message) about Clementina de Jesus broadcast by mass media.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.