Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28358
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RafaelStadnikiMoratoPedreira_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Rádio Capital Alvorada : a roteirização e direção de um curta-metragem sobre a afetividade radiofônica
Autor(es): Pedreira, Rafael Stadniki Morato
Orientador(es): Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
Assunto: Roteiros cinematográficos
Rádio
Produção audiovisual
Curta-metragem
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 26-Ago-2021
Referência: PEDREIRA, Rafael Stadniki Morato. Rádio Capital Alvorada: a roteirização e direção de um curta-metragem sobre a afetividade radiofônica. 2019. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo relata e reflete sobre o processo de roteirização e direção do curta metragem ficcional Rádio Capital Alvorada, obra inspirada na emissora Brasília Super Rádio FM, assim como registra os movimentos de pesquisa que subsidiaram a sua elaboração. O objetivo principal do trabalho consiste em ressignificar a memória da relação afetuosa entre aquele meio radiofônico e seus ouvintes-leitores por meio de uma narrativa audiovisual em formato de antologia. Além disso, o trabalho busca compreender e elucidar os limites e as possibilidades de narrar uma história inspirada na realidade sem impactar em questões legais, uma vez que o processo de “transformação” da Brasília Super Rádio FM para Alpha FM Brasília se deu de forma conflituosa entre os herdeiros dos antigos donos da primeira emissora, de modo que não foi possível obter a autorização para utilizar o nome da rádio original no filme. Tendo a própria história como um dos principais eixos da articulação teórica e metodológica que guiaram o processo de roteirização e direção da obra, o trabalho analítico, reflexivo e de produção audiovisual do curta metragem Rádio Capital Alvorada se deu a partir de uma contextualização sobre o cenário atual da radiodifusão brasileira, a qual foi cotejada com o caso da emissora Brasília Super Rádio FM. Assim, como resultados da imersão nesse processo de roteirização e de direção de uma obra audiovisual inspirada em fatos reais, destacamos tanto a compreensão sobre importância da história como método quanto às possibilidades que a pesquisa e a experimentação oferecem a esses dois processos da produção audiovisual, os quais, em diálogo, oportunizaram a concepção de uma narrativa que buscou ressignificar a memória da Brasília Super Rádio FM e as relações de afeto suscitadas pelas características da sua comunicação radiofônica.
Abstract: The present study reports and reflects the process of scriptwriting and directing the short film Radio Capital Alvorada, a work inspired by the radio station Brasilia Super Radio FM, as well as records the research movements that subsidized its elaboration. The main objective of this work is to resignify the memory of the affectionate relationship between that radio and its listeners-readers through an audio-visual narrative in an anthology format. In addition, the paper seeks to understand and elucidate the limits and possibilities of narrating a reality-inspired story without impacting legal issues, since the process of “transformation” from Brasilia Super Radio FM to Alpha FM Brasilia was conflicted. among the heirs of the former owners of the first station, so it was not possible to obtain permission to use the original radio name in the film. Having its own history as one of the main axes of the theoretical and methodological articulation that guided the process of scriptwriting and direction of the work, the analytical, reflexive and audiovisual production work of the short film Radio Capital Alvorada was based on a contextualization about the Brazilian broadcasting scenario, which was compared with the case of the Brasilia Super Radio FM station. Thus, as a result of the immersion in this process of writing and directing an audiovisual work inspired by real facts, we highlight both the understanding of the importance of history as a method and the possibilities that research and experimentation offer to these two processes of audiovisual production which, in dialogue, gave rise to the conception of a narrative that sought to re-signify Brasilia Super Rádio FM's memory and the affection relations raised by the characteristics of its radio communication.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.