Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28355
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JosianneDinizGoncalves_tcc.pdf1,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As margens do cinema brasileiro : reflexões sobre o conceito de cinema periférico
Autor(es): Gonçalves, Josianne Diniz
Orientador(es): Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
Assunto: Cinema brasileiro
Periferia
Inclusão social
Cultura brasileira
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 26-Ago-2021
Referência: GONÇALVES, Josianne Diniz. As margens do cinema brasileiro: reflexões sobre o conceito de cinema periférico. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A pesquisa propõe uma reflexão analítica sobre o conceito de cinema periférico, partindo da problematização da noção de periferia e dos elementos essenciais para a compreensão de algo como periférico, tais como: territórios, culturas e estéticas. Em seguida, revisita diferentes perspectivas sobre cinema periférico para, em seguida, elaborar um conceito próprio, dialogando com as várias compreensões trazidas ao longo do trabalho. Com isso, a pesquisa pretende tensionar um campo do conhecimento multidimensional que converge com os campos social, cultural e espacial.
Abstract: The research proposes a reflection on the concept of peripheral cinemas, starting from the problematization of the notion of periphery and the essential elements for the understanding of something as peripheral, such as territories, cultures and aesthetics. It then revisits different perspectives on peripheral cinemas and then develops a concept of its own, dialoguing with the various understandings brought throughout the work. With this it intends to intend a field of multidimensional knowledge that converges with the social, cultural and spatial fields.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.