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Título: Cinema e história : aproximações e afastamentos : uma análise do “impeachment” de Dilma Rousseff sob um viés documental
Autor(es): Nascimento, Bruno Rocha
Orientador(es): Carneiro, Rose May
Assunto: Cinema
Impeachment
Rousseff, Dilma Vana, 1947- política e governo
Documentário (Cinema)
História
Data de apresentação: 4-Dez-2019
Data de publicação: 26-Ago-2021
Referência: NASCIMENTO, Bruno Rocha. Cinema e história: aproximações e afastamentos: uma análise do “impeachment” de Dilma Rousseff sob um viés documental. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A proposta desta pesquisa é demonstrar, por intermédio de uma pesquisa bibliográfica e da análise fílmica, as maneiras de representação da História pelo viés da narrativa do Cinema e como ela pode (à sua maneira) manipular toda uma visão histórica. Por meio do diálogo entre Marc Ferro e Robert Rosenstone, colocaremos em perspectiva dilemas que norteiam os desafios da representação histórica nas telas do cinema. Um ponto de inflexão de grande importância é ter a noção de que a história filmada, bem como uma história pintada ou escrita, é um ato idiossincrático (de interpretação pessoal) do cineasta e de sua equipe. Assim como o historiador tradicional, o diretor tem à sua disposição uma ampla gama de fontes das mais variadas origens. Matérias jornalísticas, entrevistas, livros e mesmo possíveis imagens de arquivo podem estar na pesquisa de ambos na busca de um possível retrato mais fiel de “uma realidade”. Além disso, faremos um recorte por meio da análise de dois documentários que falam sobre o processo político que culminou, em 2016, com o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. Democracia em vertigem e Não vai ter golpe, lançados em 2019. O método escolhido para a análise desses dois filmes será o estudo comparativo, que nos dará possíveis pistas de como esses documentários respondem as perguntas no que concerne à linguagem, ao ritmo audiovisual, sonoplastia, análise histórica e, também, a descrição dos principais personagens deste processo histórico.
Abstract: The purpose of this research is to demonstrate, through bibliographical research and film analysis, the ways of representing History through the narrative of Cinema and how it can (in its own way) manipulate a whole historical view. Through the dialogue between Marc Ferro and Robert Rosenstone, we will put into perspective dilemmas that guide the challenges of historical representation on cinema screens. A major turning point is the notion that the filmed story, as well as a painted or written story, is an idiosyncratic act (of personal interpretation) of the filmmaker and his crew. Like the traditional historian, the director has at his disposal a wide range of sources from the most varied backgrounds. Journalistic stories, interviews, books, and even possible archival images may be in their search for a more faithful portrayal of "a reality." In addition, we will cut through the analysis of two documentaries that talk about the political process that culminated in 2016 with the impeachment of former President Dilma Rousseff. Democracia em vertigem and Não vai ter golpe, both launched in 2019. The method chosen for the analysis of these two films will be the comparative study, which will give us possible clues as to how these documentaries answer the questions regarding language, audiovisual rhythm, sonoplasty, historical analysis and also the description of the main characters of this historical process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2019.
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