Título: | Cinema e história : aproximações e afastamentos : uma análise do “impeachment” de Dilma Rousseff sob um viés documental |
Autor(es): | Nascimento, Bruno Rocha |
Orientador(es): | Carneiro, Rose May |
Assunto: | Cinema Impeachment Rousseff, Dilma Vana, 1947- política e governo Documentário (Cinema) História |
Data de apresentação: | 4-Dez-2019 |
Data de publicação: | 26-Ago-2021 |
Referência: | NASCIMENTO, Bruno Rocha. Cinema e história: aproximações e afastamentos: uma análise do “impeachment” de Dilma Rousseff sob um viés documental. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A proposta desta pesquisa é demonstrar, por intermédio de uma pesquisa
bibliográfica e da análise fílmica, as maneiras de representação da História pelo viés da
narrativa do Cinema e como ela pode (à sua maneira) manipular toda uma visão histórica.
Por meio do diálogo entre Marc Ferro e Robert Rosenstone, colocaremos em perspectiva
dilemas que norteiam os desafios da representação histórica nas telas do cinema. Um ponto
de inflexão de grande importância é ter a noção de que a história filmada, bem como uma
história pintada ou escrita, é um ato idiossincrático (de interpretação pessoal) do cineasta e
de sua equipe. Assim como o historiador tradicional, o diretor tem à sua disposição uma
ampla gama de fontes das mais variadas origens. Matérias jornalísticas, entrevistas, livros e
mesmo possíveis imagens de arquivo podem estar na pesquisa de ambos na busca de um
possível retrato mais fiel de “uma realidade”. Além disso, faremos um recorte por meio da
análise de dois documentários que falam sobre o processo político que culminou, em 2016,
com o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. Democracia em vertigem e Não vai
ter golpe, lançados em 2019. O método escolhido para a análise desses dois filmes será o
estudo comparativo, que nos dará possíveis pistas de como esses documentários respondem
as perguntas no que concerne à linguagem, ao ritmo audiovisual, sonoplastia, análise
histórica e, também, a descrição dos principais personagens deste processo histórico. |
Abstract: | The purpose of this research is to demonstrate, through bibliographical research
and film analysis, the ways of representing History through the narrative of Cinema and how
it can (in its own way) manipulate a whole historical view. Through the dialogue between
Marc Ferro and Robert Rosenstone, we will put into perspective dilemmas that guide the
challenges of historical representation on cinema screens. A major turning point is the notion
that the filmed story, as well as a painted or written story, is an idiosyncratic act (of personal
interpretation) of the filmmaker and his crew. Like the traditional historian, the director has
at his disposal a wide range of sources from the most varied backgrounds. Journalistic
stories, interviews, books, and even possible archival images may be in their search for a
more faithful portrayal of "a reality." In addition, we will cut through the analysis of two
documentaries that talk about the political process that culminated in 2016 with the
impeachment of former President Dilma Rousseff. Democracia em vertigem and Não vai ter
golpe, both launched in 2019. The method chosen for the analysis of these two films will be
the comparative study, which will give us possible clues as to how these documentaries
answer the questions regarding language, audiovisual rhythm, sonoplasty, historical analysis
and also the description of the main characters of this historical process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.