Título: | Comunicação acessível : planejamento áudio/visual para visitantes com diversidade sensorial no contexto da exposição artística Entreartes |
Autor(es): | Costa, Arthur Pontes |
Orientador(es): | Pinheiro, Elton Bruno Barbosa |
Assunto: | Comunicação Acessibilidade cultural Exposições Audiovisual Expressão artística Diversidade cultural |
Data de apresentação: | 2-Dez-2019 |
Data de publicação: | 26-Ago-2021 |
Referência: | COSTA, Arthur Pontes. Comunicação acessível: planejamento áudio/visual para visitantes com diversidade sensorial no contexto da exposição artística Entreartes. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Entende-se que a obra de arte e o fazer artístico são a expressão humana
materializada e a comunicação faz parte de todo o processo. Partindo, tanto do fazer
artístico quanto do tornar inteligível a significação das obras e intervenções, a
comunicação se insere como mediadora fundamental no planejamento de mostras e
exposições. Nesse âmbito, este trabalho se propõe a diagnosticar e compreender as
necessidades de acessibilidade comunicacional da Exposição Multissensorial
Entreartes e planejar soluções comunicacionais que atendam aos visitantes
sensorialmente diversos. A partir dos princípios do Desenho Universal, dos conceitos
de Diversidade Sensorial e Funcional, Barrierefreie Kommunikation (BfK) e iniciativas
contidas em manuais para museus, mostras e outras práticas relacionas a produtos
de comunicação e também de três dimensões metodológicas – conceitual; funcional
e comunicacional; e práticas institucionais – propiciar, através de dispositivos e
linguagens comunicacionais, uma experiência cultural marcante/emancipadora para
todos os visitantes, independendo de seu universo sensorial, tensionando o
planejamento e aplicação de produtos de comunicação áudio/visuais acessíveis. Por
meio das propostas e soluções em comunicação desenvolvidas para a exposição,
concluímos que para seu planejamento o entendimento dos conceitos pesquisados e
iniciativas instrucionais seguidas foram fundamentais para o sucesso da comunicação
das mensagens, e a partir da experiência adquirida no projeto, apresentam-se
algumas recomendações para o planejamento contextual e futuro de produtos
áudio/visuais acessíveis. |
Abstract: | It is understood that the work of art and the art-making process are the materialized
human expression and communication is part of this process. Communication plays
the role of fundamental mediator in the planning of exhibitions because it makes clear
the art-making process and its meaning. In this context, this research aims to diagnose
and understand the communicational accessibility needs of the Entreartes
Multisensory Exhibition and to design communication solutions that meet the needs of
the sensorially diverse visitors. Under the light of the Universal Design principles, the
concepts of Sensory and Functional Diversity, Barrierefreie Kommunikation (BfK) and
initiatives contained in manuals for museums, exhibitions and other practices related
to communication products, this study aims to design accessible communication
products to the Entreartes exhibition. Starting the planning process under three
methodological dimensions (conceptual; functional and communicational; and
institutional practices) we want to offer, through communicational devices and
languages, a remarkable cultural experience for all visitors, regardless of their sensory
universe stressing the planning and application of accessible audio/visual
communication products. Through the communication solutions developed for the
exhibition, the understanding of the researched concepts and instructional initiatives
followed by the communication planning were fundamental for the success of the
communicated messages. With the acquired experience on this project,
recommendations for contextual and future planning of accessible audio/visual
products are left. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.