Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28348
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ArthurPontesCosta_tcc.pdf1,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comunicação acessível : planejamento áudio/visual para visitantes com diversidade sensorial no contexto da exposição artística Entreartes
Autor(es): Costa, Arthur Pontes
Orientador(es): Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
Assunto: Comunicação
Acessibilidade cultural
Exposições
Audiovisual
Expressão artística
Diversidade cultural
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 26-Ago-2021
Referência: COSTA, Arthur Pontes. Comunicação acessível: planejamento áudio/visual para visitantes com diversidade sensorial no contexto da exposição artística Entreartes. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Entende-se que a obra de arte e o fazer artístico são a expressão humana materializada e a comunicação faz parte de todo o processo. Partindo, tanto do fazer artístico quanto do tornar inteligível a significação das obras e intervenções, a comunicação se insere como mediadora fundamental no planejamento de mostras e exposições. Nesse âmbito, este trabalho se propõe a diagnosticar e compreender as necessidades de acessibilidade comunicacional da Exposição Multissensorial Entreartes e planejar soluções comunicacionais que atendam aos visitantes sensorialmente diversos. A partir dos princípios do Desenho Universal, dos conceitos de Diversidade Sensorial e Funcional, Barrierefreie Kommunikation (BfK) e iniciativas contidas em manuais para museus, mostras e outras práticas relacionas a produtos de comunicação e também de três dimensões metodológicas – conceitual; funcional e comunicacional; e práticas institucionais – propiciar, através de dispositivos e linguagens comunicacionais, uma experiência cultural marcante/emancipadora para todos os visitantes, independendo de seu universo sensorial, tensionando o planejamento e aplicação de produtos de comunicação áudio/visuais acessíveis. Por meio das propostas e soluções em comunicação desenvolvidas para a exposição, concluímos que para seu planejamento o entendimento dos conceitos pesquisados e iniciativas instrucionais seguidas foram fundamentais para o sucesso da comunicação das mensagens, e a partir da experiência adquirida no projeto, apresentam-se algumas recomendações para o planejamento contextual e futuro de produtos áudio/visuais acessíveis.
Abstract: It is understood that the work of art and the art-making process are the materialized human expression and communication is part of this process. Communication plays the role of fundamental mediator in the planning of exhibitions because it makes clear the art-making process and its meaning. In this context, this research aims to diagnose and understand the communicational accessibility needs of the Entreartes Multisensory Exhibition and to design communication solutions that meet the needs of the sensorially diverse visitors. Under the light of the Universal Design principles, the concepts of Sensory and Functional Diversity, Barrierefreie Kommunikation (BfK) and initiatives contained in manuals for museums, exhibitions and other practices related to communication products, this study aims to design accessible communication products to the Entreartes exhibition. Starting the planning process under three methodological dimensions (conceptual; functional and communicational; and institutional practices) we want to offer, through communicational devices and languages, a remarkable cultural experience for all visitors, regardless of their sensory universe stressing the planning and application of accessible audio/visual communication products. Through the communication solutions developed for the exhibition, the understanding of the researched concepts and instructional initiatives followed by the communication planning were fundamental for the success of the communicated messages. With the acquired experience on this project, recommendations for contextual and future planning of accessible audio/visual products are left.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.