Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28340
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RebecaBorgesSilva_tcc.pdf790,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conexões negras : diagnóstico da demanda de jovens mulheres negras do Distrito Federal pela criação de uma plataforma digital sobre mercado de trabalho, capacitação e empreendedorismo
Autor(es): Silva, Rebeca Borges
Orientador(es): Moura, Dione Oliveira
Assunto: Mulheres negras
Mercado de trabalho
Desigualdade social
Plataformas digitais
Distrito Federal (DF)
Empreendedorismo
Data de apresentação: 16-Dez-2020
Data de publicação: 26-Ago-2021
Referência: SILVA, Rebeca Borges. Conexões negras: diagnóstico da demanda de jovens mulheres negras do Distrito Federal pela criação de uma plataforma digital sobre mercado de trabalho, capacitação e empreendedorismo. 2020. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Pessoas negras são 56% da população brasileira, mas recebem os piores salários. A situação é mais agravante para mulheres pretas e pardas, que recebem apenas 44,4% do rendimento mensal de homens brancos. Esta pesquisa teve como objetivo diagnosticar se há demanda de jovens mulheres negras do Distrito Federal pela criação de uma plataforma digital local sobre mercado de trabalho, capacitação e empreendedorismo. Por meio de pesquisa quantiqualitativa e análise de conteúdo, observou-se que a demanda é existente e que a maior parte das mulheres entrevistadas gostariam de acessar uma plataforma sobre o tema. Descobriu-se, também, que as respondentes vivem, diariamente, as consequências do racismo estrutural no cotidiano.Com o resultado do diagnóstico, foi elaborada uma sugestão de plano de negócios para avaliar a viabilidade do projeto.Futuramente, pretende-se criar um plano de negócios comercial, em parceria com instituições ligadas ao empreendedorismo e a projetos tecnológicos, com base na pesquisa proposta neste Trabalho de Conclusão de Curso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.