Título: | O soft power da música como atrativo turístico : uma análise da onda Hallyu |
Autor(es): | Moura, Rayssa dos Santos de |
Orientador(es): | Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva |
Assunto: | Música Música - análise, apreciação Música - estilos musicais K-pop (Música) Coréia do Sul - cultura Turismo cultural Turismo de eventos Turismo internacional Cultura musical |
Data de apresentação: | 18-Mai-2021 |
Data de publicação: | 26-Ago-2021 |
Referência: | MOURA, Rayssa dos Santos de. O soft power da música como atrativo turístico: uma análise da onda Hallyu. 2021. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a música como instrumento de Soft
Power e promotor do turismo, tendo como estudo de caso a Coreia do Sul e a Onda
Hallyu. Para tanto, a construção metodológica desta pesquisa é de caráter qualitativo,
descritivo e exploratório, com a utilização de artigos científicos, estudos e pesquisas,
livros, reportagens e dados oficiais de sites do governo sul coreano e de instituições
sob supervisão governamental, além de uma entrevista semiestruturada. O referencial
teórico desta pesquisa aborda a história da Onda Hallyu e do K-Pop, bem como os
conceitos do turismo associado à cultura e a música, e o conceito de Soft Power de
Joseph Nye. Para Nye (2004), o Soft Power concerne à habilidade de um Estado de
conseguir o que deseja pela atração e não pela coerção ou pagamentos. O resultado
esperado era comprovar a música como elemento eficaz do turismo e do Soft Power
na Coreia do Sul. A pesquisa conduzida demonstrou que a música funciona como
atrativo turístico e Soft Power, todavia, o governo sul coreano utiliza a Onda Hallyu
como um todo para promover tanto o turismo quanto o Soft Power, não especificando
a música como principal força de suas ações para o turismo e diplomacia. |
Abstract: | The present work aims to analyze the music as an instrument of Soft Power and
promoter of tourism, having as a case study South Korea and the Korean Wave
(Hallyu). To this end, the methodological construction of this research is qualitative,
descriptive, and exploratory, with the use of scientific articles, research studies and
research projects, books, reports, and official data from South Korean government
websites and institutions under government supervision, in addition to a semistructured interview. The theoretical framework of this research addresses the history
of the Korean Wave and K-Pop, as well as the concepts of tourism associated with
culture and music, and the concept of Soft Power by Joseph Nye. For Nye (2004), Soft
Power concerns the ability of a State to get what it wants by attraction and not by
coercion or payments. The expected result was to prove the music as an effective
element of tourism and Soft Power in South Korea. The conducted research showed
that music works as a tourist attraction and Soft Power, however, the South Korean
government uses the Korean Wave as a whole to promote both tourism and Soft
Power, not specifying the music as the main strength of its actions for tourism and
diplomacy. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Turismo
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.