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Título: O soft power da música como atrativo turístico : uma análise da onda Hallyu
Autor(es): Moura, Rayssa dos Santos de
Orientador(es): Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva
Assunto: Música
Música - análise, apreciação
Música - estilos musicais
K-pop (Música)
Coréia do Sul - cultura
Turismo cultural
Turismo de eventos
Turismo internacional
Cultura musical
Data de apresentação: 18-Mai-2021
Data de publicação: 26-Ago-2021
Referência: MOURA, Rayssa dos Santos de. O soft power da música como atrativo turístico: uma análise da onda Hallyu. 2021. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a música como instrumento de Soft Power e promotor do turismo, tendo como estudo de caso a Coreia do Sul e a Onda Hallyu. Para tanto, a construção metodológica desta pesquisa é de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, com a utilização de artigos científicos, estudos e pesquisas, livros, reportagens e dados oficiais de sites do governo sul coreano e de instituições sob supervisão governamental, além de uma entrevista semiestruturada. O referencial teórico desta pesquisa aborda a história da Onda Hallyu e do K-Pop, bem como os conceitos do turismo associado à cultura e a música, e o conceito de Soft Power de Joseph Nye. Para Nye (2004), o Soft Power concerne à habilidade de um Estado de conseguir o que deseja pela atração e não pela coerção ou pagamentos. O resultado esperado era comprovar a música como elemento eficaz do turismo e do Soft Power na Coreia do Sul. A pesquisa conduzida demonstrou que a música funciona como atrativo turístico e Soft Power, todavia, o governo sul coreano utiliza a Onda Hallyu como um todo para promover tanto o turismo quanto o Soft Power, não especificando a música como principal força de suas ações para o turismo e diplomacia.
Abstract: The present work aims to analyze the music as an instrument of Soft Power and promoter of tourism, having as a case study South Korea and the Korean Wave (Hallyu). To this end, the methodological construction of this research is qualitative, descriptive, and exploratory, with the use of scientific articles, research studies and research projects, books, reports, and official data from South Korean government websites and institutions under government supervision, in addition to a semistructured interview. The theoretical framework of this research addresses the history of the Korean Wave and K-Pop, as well as the concepts of tourism associated with culture and music, and the concept of Soft Power by Joseph Nye. For Nye (2004), Soft Power concerns the ability of a State to get what it wants by attraction and not by coercion or payments. The expected result was to prove the music as an effective element of tourism and Soft Power in South Korea. The conducted research showed that music works as a tourist attraction and Soft Power, however, the South Korean government uses the Korean Wave as a whole to promote both tourism and Soft Power, not specifying the music as the main strength of its actions for tourism and diplomacy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.
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