Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28330
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AlessandraSantosDaSilva_tcc.pdf1,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Turismo e empreendedorismo : principais motivações para empreender no turismo em Januária - MG
Autor(es): Silva, Alessandra Santos da
Orientador(es): Costa, Helena Araújo
Assunto: Turismo
Empreendedorismo
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 26-Ago-2021
Referência: SILVA, Alessandra Santos da. Turismo e empreendedorismo: principais motivações para empreender no turismo em Januária - MG. 2021. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em analisar as principais motivações para empreender no turismo em Januária-MG. Utilizou-se como metodologia a combinação de pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos através de questionário, com 12 respondentes. As principais razões, mais recorrentes para iniciar a empresa na região analisada é a percepção da oportunidade de mercado e os novos modelos de negócio, advindos dos atrativos naturais da cidade. Alguns fatores como a vontade de mudar o mundo e o propósito de vida se mostraram relevantes para os empreendedores. Outros argumentos como gerar renda e construir uma grande riqueza aparecem com incidência expressivamente menor. Desemprego e escassez de empregos são as razões menos alegadas. Em conclusão, os resultados corroboram com outras pesquisas que mostram predomínio de motivações não-econômicas para iniciar os negócios em turismo.
Abstract: The objective of this work is to analyze the main motivations to undertake tourism in Januária-MG. The combination of descriptive exploratory research with a mixed approach was used as methodology. The data were obtained through a questionnaire, with 12 respondents. The main, most recurring reasons for starting the company in the analyzed region is the perception of the market opportunity and the new business models, arising from the natural attractions of the city. Some factors such as the desire to change the world and the purpose of life are important for entrepreneurs. Other arguments, such as generating income and building great wealth, appear with significantly lower incidence. Unemployment and job shortages are the least alleged reasons. In conclusion, the results corroborate with other researches that show a predominance of non-promoting motivations to start the tourism business.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.