Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cardoso, Suzana Guedes | - |
dc.contributor.author | Crisóstomo, Sarah Gabriela Paes | - |
dc.identifier.citation | CRISÓSTOMO, Sarah Gabriela Paes. Mulheres que viajam sozinhas : as redes sociais como apoio e instrumento de conexão. 2020. 165 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em um mundo cada vez mais globalizado e com mais adeptos ao uso das tecnologias das redes
de comunicação, assim como das mídias sociais, a contemporaneidade se vê cercada pela
modificação das relações pessoais com a adoção da internet. As redes sociais contribuem para
a discussão da aproximação ou distanciamento proporcionado pela era da cultura de
convergência. O turismo, em franca expansão propiciada por estes meios, se depara cada vez
mais com mulheres que ocupam esse espaço historicamente marcado por registros masculinos.
Desta forma, este trabalho se propõe a discutir a relação da comunicação na formação do
segmento de turismo que abarca as mulheres que viajam sozinhas e utilizam as redes sociais
como instrumento de apoio para planejamento e concretização de seus objetivos. A presente
pesquisa tem por base em um referencial teórico que trata da expansão da comunicação a partir
do surgimento da internet, das mídias sociais, do crescimento do turismo, com atenção especial
a influência das questões de gênero, e da cultura de convergência que pode ser usada para
explicar a integração dos meios. Sob a ótica da análise de conteúdo e de uma observação
participativa, foi realizada uma pesquisa empírica que avalia o uso das mídias sociais como
rede de apoio e conexão entre mulheres que viajam ou pretendem viajar sozinhas. A partir da
análise dos resultados, considerou-se que as redes sociais possuem grande relevância na tomada
de decisão de uma mulher optar por viajar com ou sem companhia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Viagens | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais on-line | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo | pt_BR |
dc.title | Mulheres que viajam sozinhas : as redes sociais como apoio e instrumento de conexão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T00:15:11Z | - |
dc.date.available | 2021-08-26T00:15:11Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28326 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In a world that is increasingly globalized and more adept at using communication network
technologies, as well as social media, contemporaneity is surrounded by the modification of
personal relationships with the adoption of the internet. Social networks contributed to the
discussion of the approximation or distance provided by the era of the convergence culture.
Tourism, in rapid expansion provided by these means, is increasingly faced with women who
occupy this space historically marked by male records. Thus, this work aims to discuss the
relationship of communication in the formation of the tourism segment that includes women
who travel alone and use social networks as a support tool for planning and achieving their
goals. This research was based on a theoretical framework that addresses the expansion of
communication from the rise of the internet, social media, the growth of tourism, with special
attention to the influence of gender issues, and the culture of convergence that can be used to
explain media integration. From the perspective of content analysis and participatory
observation, an empirical research was carried out that assesses the use of social media as a
support network and connection between women who travel or intend to travel alone. From the
analysis of the results, it was considered that social networks have great relevance in the
decision making of a woman choosing to travel with or without company. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|