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dc.contributor.advisorRust, Leandro Duarte-
dc.contributor.authorSantos, Gabriela da Silva-
dc.identifier.citationSANTOS, Gabriela da Silva. Sinais de Marózia: narrativa e relações de poder na obra Antapodosis (c.962), de Liudprando de Cremona. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNo final do século IX e início do século X, a Itália estava na transição do fim do Império Carolíngio. Nesse contexto, na política italiana, vigorou o governo feminino de Marózia ou pejorativamente representado como o governo das meretrizes. Considerando esse aspecto, o trabalho recorrerá à crônica de Liudprando de Cremona, Antapodosis, a qual será analisada. O trabalho apresentará duas abordagens historiográficas, as quais foram mais relevantes para o tema: a tradicional e a de revisão. Em seguida, será mostrada a força persuasiva na construção de uma narrativa misógina, sendo resultante da tradição cristã. E, por fim, será feita a análise evidenciando os sinais de poder exercidos por Marózia na obra de Liudprando. Para melhor identificação e busca desses sinais de poder que são apresentados de maneira sutil, a pesquisa terá como auxílio metodológico a interlocução com Carlos Ginzburg, a qual, por meio dos “métodos indiciários” auxiliará na análise de cada um dos sinais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHistória antigapt_BR
dc.subject.keywordItália - históriapt_BR
dc.subject.keywordMulheres - representaçõespt_BR
dc.subject.keywordImpério Carolíngiopt_BR
dc.subject.keywordHistoriografiapt_BR
dc.titleSinais de Marózia : narrativa e relações de poder na obra Antapodosis (c.962), de Liudprando de Cremonapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-25T18:16:49Z-
dc.date.available2021-08-25T18:16:49Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28319-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1At the end of the 9th century and at the beginning of the 10th century, Italy was in transition from the end of the Carolingian Empire. In this context, in Italian politics, the female government of Marózia or pejoratively represented as the government of harlots or pornocracy prevailed. In this sense the work will use the chronicle of Liudprando de Cremona, Antapodosis, since it will support the objectives about the research. The paper will present two historiographical approaches, which were more relevant to the theme: traditional and revision. It will then be shown the persuasive force in the construction of a misogynistic narrative, resulting from the Christian tradition. And finally, the analysis evidencing the signs of power exercised by Marozia in the work of Liudprando.For better identification and search of these signs of power that are presented in a subtle way, the research will have as methodological aid the interlocution with Carlos Ginzburg, which, through the “indiciary methods” will help in the analysis of these signs.pt_BR
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