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Título: A arte como extensão da vida real : narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes
Autor(es): Pedrosa, Ana Luíza Rodrigues
Orientador(es): Faria, Daniel Barbosa Andrade de
Assunto: Roteiros cinematográficos
Cinema - análise
Historiografia
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 25-Ago-2021
Referência: PEDROSA, Ana Luíza Rodrigues. A arte como extensão da vida real: narrativa cinematográfica e narrativa historiográfica no trabalho de John Cassavetes. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho consiste numa análise da narrativa cinematográfica criada pelo cineasta norte-americano John Cassavetes em dois de seus filmes - “Uma Mulher Sob a Influência” (1974) e “Noite de Abertura” (1977) - com o intuito de exercitar a possibilidade proposta por Ricardo Borrmann no artigo “Cinema, imagem e história na leitura de Carlo Ginzburg sobre o livro póstumo de Kracauer” de construir uma narrativa histórica mais próxima de uma narrativa cinematográfica. Isso é feito a partir de uma investigação do realismo (como conceituado por André Bazin no livro “O que é cinema?”) utilizado por Cassavetes para criar a ilusão de imprevisibilidade, que coloca em prática a filosofia do diretor da arte como extensão da vida real - descrita em sua autobiografia “Cassavetes on Cassavetes”, editada por Ray Carney.
Abstract: This essay consists of an analysis of the cinematic narrative created by north american filmmaker John Cassavetes in two of his films - A Woman Under the Influence (1974) and Opening Night (1977) - with the intention of exercising the possibility propositioned by Ricardo Borrmann in his article “Cinema, image, and history in a reading of Carlo Ginzburg of the posthumous book by Sigfried Kracauer” of constructing a historical narrative closer to a cinematic narrative. This is done through the examination of realism (as conceptualized by André Bazin in “What is cinema?”) used by Cassavetes in these films to create the illusion of unpredictability that puts into practice the director’s philosophy of art as an extension of real life - described in his autobiography “Cassavetes on Cassavetes”, edited by Ray Carney.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.
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