Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28306
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasNunesCoelhoCardoso_tcc.pdf9,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Guia de planejamento e criação de cursos utilizando EMLs : estudo de caso com um curso introdutório de programação
Autor(es): Cardoso, Lucas Nunes Coelho
Orientador(es): Nóbrega, Germana Menezes da
Assunto: Linguagem de programação (Computadores)
Java (Linguagem de programação de computador)
Linguagem de Modelagem Educacional (EML)
Data de apresentação: 14-Mai-2021
Data de publicação: 25-Ago-2021
Referência: CARDOSO, Lucas Nunes Coelho. Guia de planejamento e criação de cursos utilizando EMLs: estudo de caso com um curso introdutório de programação. 2021. 104 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Learning Design é o estudo de meios de modelagem de experiências de ensino, podendo esses serem cursos, aulas ou atividades. Este trabalho objetiva ilustrar motivações para aplicação da padronização de artefatos de ensino em instituições, bem como preparar o corpo docente para desempenho da atividade de modelagem em Linguagem de Modelagem Educacional (EML) em padrão IMS Learning Design (IMS LD). Propõe-se então um guia com instruções para modelagem de cursos em IMS LD, exemplificando esse processo com um curso introdutório de programação em linguagem Java de uso direto para instituições de ensino fundamental e médio da rede pública. Esse curso possui atividades de programação por meio visual usando a biblioteca JKarel, um exemplo de atividade desplugada, e uma atividade inspirada na Aprendizagem Baseada em Projetos.
Abstract: Learning Design is the study of ways of modelling learning experiences, those being activities, lessons or entire courses. This paper outlines motives for educational institutions to invest in the formalization of teaching efforts, as well as to prepare the teaching staff to use the Educational Modelling Language (EML) described in the IMS Learning Design (IMS LD) standard. A guide with instructions on the whole process is proposed in this paper, and also an introductory course in Java programming language, used as an example of the application of the guide. The course created for this paper has activities using Visual Based Programming through the JKarel library, an example of an unplugged activity, and one activity inspired in Project-Based Learning.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.