Título: | Guia de planejamento e criação de cursos utilizando EMLs : estudo de caso com um curso introdutório de programação |
Autor(es): | Cardoso, Lucas Nunes Coelho |
Orientador(es): | Nóbrega, Germana Menezes da |
Assunto: | Linguagem de programação (Computadores) Java (Linguagem de programação de computador) Linguagem de Modelagem Educacional (EML) |
Data de apresentação: | 14-Mai-2021 |
Data de publicação: | 25-Ago-2021 |
Referência: | CARDOSO, Lucas Nunes Coelho. Guia de planejamento e criação de cursos utilizando EMLs: estudo de caso com um curso introdutório de programação. 2021. 104 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Learning Design é o estudo de meios de modelagem de experiências de ensino, podendo
esses serem cursos, aulas ou atividades. Este trabalho objetiva ilustrar motivações para
aplicação da padronização de artefatos de ensino em instituições, bem como preparar o
corpo docente para desempenho da atividade de modelagem em Linguagem de Modelagem
Educacional (EML) em padrão IMS Learning Design (IMS LD). Propõe-se então um guia
com instruções para modelagem de cursos em IMS LD, exemplificando esse processo com
um curso introdutório de programação em linguagem Java de uso direto para instituições
de ensino fundamental e médio da rede pública. Esse curso possui atividades de programação por meio visual usando a biblioteca JKarel, um exemplo de atividade desplugada,
e uma atividade inspirada na Aprendizagem Baseada em Projetos. |
Abstract: | Learning Design is the study of ways of modelling learning experiences, those being activities, lessons or entire courses. This paper outlines motives for educational institutions
to invest in the formalization of teaching efforts, as well as to prepare the teaching staff
to use the Educational Modelling Language (EML) described in the IMS Learning Design (IMS LD) standard. A guide with instructions on the whole process is proposed in
this paper, and also an introductory course in Java programming language, used as an
example of the application of the guide. The course created for this paper has activities
using Visual Based Programming through the JKarel library, an example of an unplugged
activity, and one activity inspired in Project-Based Learning. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Computação
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