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dc.contributor.advisorCarvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro-
dc.contributor.authorCastilho, Isabela Ribeiro-
dc.identifier.citationCASTILHO, Isabela Ribeiro. O uso de fake news nas eleições de 2018: uma análise das notícias falsas checadas pelas agências Lupa e Aos Fatos sobre o jornalismo. 2020. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO período eleitoral brasileiro de 2018 foi marcado pela disseminação de fake news como estratégia de propaganda eleitoral de candidatos à presidência da República. As notícias falsas, cada vez mais disseminadas com o auxílio de bots nas mídias sociais, alteraram a dinâmica da cobertura jornalística — que, naquele contexto, se tornou cada vez mais pautada na checagem de fatos. Algumas das fake news disseminadas no período eleitoral possuem, entre os seus elementos centrais, nomes de veículos tradicionais de comunicação e de jornalistas que neles trabalham. Nesse contexto, este trabalho pretende analisar se as fake news desmentidas pelas agências Lupa e Aos Fatos durante os meses de setembro e outubro de 2018, que citam veículos de comunicação e jornalistas, foram utilizadas pelos candidatos à presidência da República para atingir a imprensa tradicional. Para isso, foi realizada a análise de conteúdo das fake news com auxílio do programa de análise de corpus linguístico Iramuteq. A pesquisa revelou que 50% das notícias falsas analisadas foram disseminadas com objetivo de descredibilizar a imprensa ou jornalistas e 80% delas possuem cunho ideológico de extrema direita.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFake newspt_BR
dc.subject.keywordEleiçõespt_BR
dc.subject.keywordBrasilpt_BR
dc.subject.keywordBrasil. Presidente (2019-2022 : Jair Bolsonaro)pt_BR
dc.subject.keywordPropagandapt_BR
dc.subject.keywordMídiapt_BR
dc.subject.keywordMídia - monitoramentopt_BR
dc.subject.keywordMídia e políticapt_BR
dc.subject.keywordJornalismo - aspectos políticospt_BR
dc.subject.keywordJornalismo - critérios de noticiabilidadept_BR
dc.subject.keywordNotícias falsaspt_BR
dc.titleO uso de fake news nas eleições de 2018 : uma análise das notícias falsas checadas pelas agências Lupa e Aos Fatos sobre o jornalismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-24T19:56:51Z-
dc.date.available2021-08-24T19:56:51Z-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28303-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The 2018 brazilian election period was marked by the dissemination of fake news as an propaganda strategy used by presidential candidates. Fake news was increasingly disseminated with the help of social media bots, which changed the dynamics of news coverage — that, in that context, has become increasingly based on fact-checking. Some fake news disseminated in the election period have, among other core elements, names of traditional communication vehicles and of the journalists that work on them. In this context, this paper intends to analyze whether fake news denied by Lupa and Aos Fatos agencies during the months of September and October 2018, which mention media outlets and journalists, were used by candidates for the presidency of Brazil to overtake the traditional press. For that, the content of the fake news was analyzed with the help of the linguistic corpus analyzer Iramuteq. The research revealed that 50% of the analyzed fake news was disseminated in order to discredit the press or journalists and 80% of them have an extreme right ideological character.pt_BR
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