Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Castilho, Isabela Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | CASTILHO, Isabela Ribeiro. O uso de fake news nas eleições de 2018: uma análise das notícias falsas checadas pelas agências Lupa e Aos Fatos sobre o jornalismo. 2020. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O período eleitoral brasileiro de 2018 foi marcado pela disseminação de fake news
como estratégia de propaganda eleitoral de candidatos à presidência da República.
As notícias falsas, cada vez mais disseminadas com o auxílio de bots nas mídias
sociais, alteraram a dinâmica da cobertura jornalística — que, naquele contexto, se
tornou cada vez mais pautada na checagem de fatos. Algumas das fake news
disseminadas no período eleitoral possuem, entre os seus elementos centrais,
nomes de veículos tradicionais de comunicação e de jornalistas que neles
trabalham. Nesse contexto, este trabalho pretende analisar se as fake news
desmentidas pelas agências Lupa e Aos Fatos durante os meses de setembro e
outubro de 2018, que citam veículos de comunicação e jornalistas, foram utilizadas
pelos candidatos à presidência da República para atingir a imprensa tradicional.
Para isso, foi realizada a análise de conteúdo das fake news com auxílio do
programa de análise de corpus linguístico Iramuteq. A pesquisa revelou que 50%
das notícias falsas analisadas foram disseminadas com objetivo de descredibilizar a
imprensa ou jornalistas e 80% delas possuem cunho ideológico de extrema direita. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fake news | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eleições | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil. Presidente (2019-2022 : Jair Bolsonaro) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propaganda | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia - monitoramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia e política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jornalismo - aspectos políticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jornalismo - critérios de noticiabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Notícias falsas | pt_BR |
dc.title | O uso de fake news nas eleições de 2018 : uma análise das notícias falsas checadas pelas agências Lupa e Aos Fatos sobre o jornalismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T19:56:51Z | - |
dc.date.available | 2021-08-24T19:56:51Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28303 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The 2018 brazilian election period was marked by the dissemination of fake news as
an propaganda strategy used by presidential candidates. Fake news was
increasingly disseminated with the help of social media bots, which changed the
dynamics of news coverage — that, in that context, has become increasingly based
on fact-checking. Some fake news disseminated in the election period have, among
other core elements, names of traditional communication vehicles and of the
journalists that work on them. In this context, this paper intends to analyze whether
fake news denied by Lupa and Aos Fatos agencies during the months of September
and October 2018, which mention media outlets and journalists, were used by
candidates for the presidency of Brazil to overtake the traditional press. For that, the
content of the fake news was analyzed with the help of the linguistic corpus analyzer
Iramuteq. The research revealed that 50% of the analyzed fake news was
disseminated in order to discredit the press or journalists and 80% of them have an
extreme right ideological character. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
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