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dc.contributor.advisorNóbrega, Germana Menezes da-
dc.contributor.authorCosta, Vitor Pereira Tavares da-
dc.identifier.citationCOSTA, Vitor Pereira Tavares da. Implantando um provedor de serviços educacionais interoperáveis segundo o padrão IMS-LTI. 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre requisitos necessários para a construção de um ecossistema educacional digital, mapeando o panorama atual de implementação dessas plataformas buscando características, padrões, ferramentas e práticas que resultaram em uma implementação de infraestrutura de provedor de serviços. Essa estrutura deve permitir que outros trabalhos sejam desenvolvidos com o propósito final da construção do ecossistema smartUnB.ECOS. O padrão LTI, uma plataforma com o propósito de integrar serviços educacionais, é investigado como a plataforma de integração que agregará e cuidará da troca de dados entre as aplicações educacionais do ecossistema. A arquitetura da infraestrutura que permitirá que os serviços educacionais sejam desenvolvidos é desenhada levando em conta as necessidades dos desenvolvedores, bem como os requisitos do padrão para permitir a integração. Com essa infraestrutura construída novos trabalhos dentro do projeto smartUnB.ECOS poderão ser desenvolvidos, agregando serviços educacionais e permitindo pesquisas nesse contexto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordSoftware - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordEcossistema educacionalpt_BR
dc.titleImplantando um provedor de serviços educacionais interoperáveis segundo o padrão IMS-LTIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-24T18:40:32Z-
dc.date.available2021-08-24T18:40:32Z-
dc.date.submitted2021-05-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28299-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research presents a study about some of the requirements to develop a Digital Educational Ecosystem, mapping the current landscape on implementation of learning platforms, researching standards, details, tools and common practices that resulted in the implementation of a server infrastructure in which future researchers will be deployed resulting in the ecosystem smartUnB.ECOS. The LTI, a platform that developed to integrate educational services, is examined as integration tool to aggregate and provide data transfer between the learning tools in the ecosystem. The infrastructure architecture that will allow the development of educational services is drawn considering the developers needs and the LTI requisites. From the infraestruture of smartUnB.ECOS project built in this research, new eduactional services can be developed, integrated and used to research in digital learning.pt_BR
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