Título: | Um jogo digital do tipo RPG para revisão de conceitos da matemática do ensino fundamental |
Autor(es): | Soares, Camila Nunes |
Orientador(es): | Nóbrega, Germana Menezes da |
Assunto: | Matemática - estudo e ensino Jogos digitais Role Playing Game (RPG) |
Data de apresentação: | 18-Dez-2020 |
Data de publicação: | 24-Ago-2021 |
Referência: | SOARES, Camila Nunes. Um jogo digital do tipo RPG para revisão de conceitos da matemática do ensino fundamental. 2020. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A matemática é uma ciência exata de origem ainda nas primeiras civilizações e que está
presente no nosso dia a dia em pequenas situações do cotidiano, como ir ao mercado,
ler horas, medição de objetos entre outros. Contudo é uma disciplina ainda temida por
estudantes.
Já em outro ponto temos a tecnologia que está a cada dia mais presente na vida dos
jovens. O telefone celular deixou de ser apenas um meio de comunicação para se tornar
um dispositivo utilizado para as mais diversas situações (e.g. enviar e-mail, acessar redes
sociais, envio de mensagens e jogos digitais). Pensando nesses dois pontos este trabalho
tem como objetivo um jogo digital que possa ser utilizado por jovens do ensino médio
como ferramenta de auxílio ao ensino da matemática.
Aqui, apresentamos o protótipo do jogo digital no estilo RPG, chamado “Ada e a So ciedade Perdida". O jogo é uma proposta de objeto educacional lúdico para o aluno revisar
e aprender os conteúdos da disciplina de matemática teoricamente ensinadas durante o
seu ensino fundamental II. Para a criação do jogo foi utilizado o currículo existente com
base da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
Espera-se que este trabalho abra possibilidades para mostrar que é possível criar uma
ferramenta interativa e lúdica que desperte no aluno o interesse pela matemática, além
de ajudá-lo a aprimorar as habilidades na disciplina. |
Abstract: | Math is an exact science of origin even in the early civilizations and is present in our
life in small everyday situations, such as go to the market, know the hours, identifying
objects among others. However, it is a discipline still feared by students. At another
point, we have the technology that is increasingly present in the lives of young people.
The smartphone became a device used for a variety of situations (for example, sending
email, accessing social networks, sending messages and digital games). Hereafter, we
present the prototype of the RPG-style digital game, called “Ada and the Lost Society”.
The game presents a proposed educational object for the student to review and learn
the contents of the math discipline theoretically taught during elementary school. For the
creation of the game we used the existing curriculum based on the BNCC - Common Base
National Curriculum. It is hoped that this work will open up possibilities to show that it
is possible to create an interactive and playful tool that arouses the student’s interest in
mathematics, in addition to helping him to improve the skills in the discipline. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.