Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28297
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ThifanyBatistaDeFreitas_tcc.pdf3,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O Programa Dinheiro na Conta e o uso do YouTube na produção webtelejornalística
Autor(es): Freitas, Thifany Batista de
Orientador(es): Souza, Maria Letícia Renault Carneiro de Abreu e
Assunto: Jornalismo
Jornalismo eletrônico
Redes sociais on-line
YouTube (Site de vídeos)
Telejornalismo
Data de apresentação: 9-Nov-2020
Data de publicação: 24-Ago-2021
Referência: FREITAS, Thifany Batista de. O Programa Dinheiro na Conta e o uso do YouTube na produção webtelejornalística. 2020. 99 f; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa busca analisar como as ferramentas disponíveis no YouTube são utilizadas pelo webtelejornal Dinheiro na Conta, do canal MyNews. O desenvolvimento da tecnologia facilitou o acesso à internet e popularizou as plataformas de compartilhamento de conteúdo, como o YouTube. Essa possibilidade é explorada por diversas empresas jornalísticas, que cada vez mais utilizam a web para alavancar o alcance da notícia. A partir do percurso teórico-metodológico, a análise de 15 programas, distribuídos em três períodos de observação, e uma entrevista, foram pontuadas as principais características do jornalismo digital, as tecnologias proporcionadas pelo YouTube para a criação de conteúdo, as características do jornalismo produzido pelo Dinheiro na Conta e a rotina de produção do programa. Concluiu-se que o webtelejornal analisado utiliza diversas ferramentas do YouTube e da internet como um todo para criar conteúdo preparado para o ciberespaço, e, com isso, possuir as principais características do jornalismo online.
Abstract: This research aims to analyze how the tools available on YouTube are used by the web television news program Dinheiro na Conta, at the MyNews channel. Technology development facilitated access to the internet and popularized content sharing platforms such as YouTube. That possibility is explored by several journalistic companies, which increasingly use the web to leverage news reach. From the theoretical-methodological analysis of 15 programs, distributed over three periods of observation, and an interview, the research observed the main characteristics of digital journalism, the technologies provided by YouTube for creating content, the characteristics of the journalism produced by Dinheiro na Conta and the program production routine. It was concluded that the analyzed web television news program uses various YouTube and internet tools as a whole to create content prepared for cyberspace, and thus has the main characteristics of online journalism.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.