Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28292
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BeatrizDeCarvalhoMontes_tcc.pdf2,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Maternidade escravizada no contexto da Lei do Ventre Livre : emancipação e afetividade em Salvador, Bahia, 1871-1888
Autor(es): Montes, Beatriz de Carvalho
Orientador(es): Pinto, Ana Flávia Magalhães
Assunto: Mulheres negras
Escravidão
Escravos - abolição
Maternidade
Lei do Ventre Livre
Brasil - história
Brasil - história - II Reinado, 1841-1889
Crianças negras
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 24-Ago-2021
Referência: MONTES, Beatriz de Carvalho. Maternidade escravizada no contexto da Lei do Ventre Livre: emancipação e afetividade em Salvador, Bahia, 1871-1888. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o modo como a Lei nº 2.040, de 28 de setembro de 1871 - conhecida como Lei do Ventre Livre-, afetou a experiência de maternidade de mulheres escravizadas. Assim, a fim de identificar as formas como mulheres negras escravizadas se mobilizavam em prol de suas demandas de afetividade e maternidade, reflito a respeito de como essas possibilidades foram simultaneamente anunciadas e interditadas pelo que postulava os artigos da lei. Para além disso, observo como a liberdade dos ditos filhos de ventre livre foi instituída e de que maneira a lei dava condições para que a liberdade e a maternidade fossem experienciadas por aqueles a quem a lei se destinou. O exame dessa problemática se dá por meio do diálogo com a letra da Lei de 1871, registros presentes no periódico O Monitor e os assentos de batismos dos nascidos de ventre livre da freguesia da Nossa Senhora da Conceição da Praia, na cidade de Salvador, Bahia, no período entre 1871 e 1888.
Abstract: The purpose of this study is to analyze how Law No. 2,040, of September 28, 1871 - known as the Law of Free Womb -, affected the experience of motherhood for enslaved women. Thus, in order to identify the ways in which enslaved black women mobilized in favor of their demands for affection and motherhood, I reflect on how these possibilities were simultaneously announced and interdicted by what the articles of the law postulated. In addition, I observe how the freedom of so-called free-womb children was instituted and how the law provided conditions for freedom and motherhood to be experienced by those for whom the law was intended. The examination of this problem occurs through dialogue with the letter of the Law of 1871, records present in the journal O Monitor and the baptism seats of those born with free womb in the parish of Nossa Senhora da Conceição da Praia, in the city of Salvador, Bahia, in the period between 1871 and 1888.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.