Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pegoraro, Jonas Wilson | - |
dc.contributor.author | Adami, Ana Lígia Viana | - |
dc.identifier.citation | ADAMI, Ana Lígia Viana. Referências teórico-metodológicas dos pesquisadores em história moderna e colonial (2001-2018). 2021. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo visa fazer uma análise quantitativa e qualitativa dos componentes de produção
acadêmica presentes em artigos especializados a respeito de História Moderna e Brasil
Colonial publicados entre os anos de 2001 e 2018 em três revistas nacionais: a Revista
de História Regional (UEPG), a Revista Topoi (UFRJ) e a Revista História da
Historiografia (UNIRIO e UFOP). O estudo buscou identificar diversos elementos no
intuito de observar influências teórico-metodológicas nas pesquisas dos autores e
autoras que produziram nas áreas indicadas. Dado o método investigativo
confeccionado para esta análise foi possível verificar os(as) autores, suas formações
acadêmicas (programas de pós-graduação e orientações) e temáticas abordadas. Com
isso, foi possível observar a dinâmica do campo historiográfico, determinadas
―tendências contemporâneas‖, modelos interpretativos e relações acadêmicas. No total
924 artigos foram publicados nas revistas, dos quais 206 fazem parte do escopo, o que
vem a representar um expressivo número de 6222 referências bibliográficas indicadas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil - história - período colonial, 1500-1822 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil - história - século XIX | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil - historiografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Periódicos científicos | pt_BR |
dc.title | Referências teórico-metodológicas dos pesquisadores em história moderna e colonial (2001-2018) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T12:32:00Z | - |
dc.date.available | 2021-08-24T12:32:00Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28284 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The article aims to make a quantitative and qualitative analysis of the academic
production components present in specialized articles about Modern History and
Colonial Brazil published between 2001 and 2018 in three national magazines: Regional
History Magazine (UEPG), Topoi Magazine (UFRJ) and History of Historiography
Magazine (UNIRIO and UFOP). The study sought to identify several elements in order
to observe theoretical and methodological influences in the research of the authors who
produced in the indicated areas. Given the investigative method made for this analysis,
it was possible to verify the authors, their academic backgrounds (graduate programs
and guidelines) and the topics addressed. With that, it was possible to observe the
dynamics of the historiographic field, certain ―contemporary trends‖, interpretative
models and academic relationships. In total, 924 articles were published in the journals,
of which 206 are part of the scope, which represents an expressive number of 6222
bibliographic references indicated. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
|