Título: | Avaliação da proteção diferencial numérica de baixa impedância para configuração de barra dupla com disjuntor simples a quatro chaves |
Autor(es): | Pedrosa, João Vitor Leite |
Orientador(es): | Silva, Kleber Melo e |
Assunto: | Sistema elétrico Relés de proteção Barramento (Engenharia Elétrica) Transformadores elétricos Energia elétrica - transmissão Geradores elétricos Linhas de transmissão |
Data de apresentação: | Jul-2018 |
Data de publicação: | 23-Ago-2021 |
Referência: | PEDROSA, João Vitor Leite. Avaliação da proteção diferencial numérica de baixa impedância para configuração de barra dupla com disjuntor simples a quatro chaves. 2018. xii, 70 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018. |
Resumo: | Os barramentos de subestações são elementos de alta relevância, dado que são os respon-
sáveis pela interligação de vários outros elementos de um sistema elétrico de potência, como
linhas de transmissão, transformadores e geradores. A ocorrência de faltas nos barramentos
podem ocasionar um grande número de desligamentos, portanto, é imprescindível que esses
elementos possuam um sistema de proteção eficiente para mitigar os efeitos causados por dis-
túrbios e faltas nos sistemas elétricos. Neste trabalho é implementado e avaliado um algoritmo
de proteção diferencial de baixa impedância para barramentos. Para tanto, foi realizada a si-
mulação de um barramento com arranjo de barra dupla com disjuntor simples a quatro chaves
no software ATP (Alternative Transients Program), onde foram aplicadas diversas condições de
faltas e realização de manobras. Os dados obtidos das simulações foram avaliados por meio de
rotinas que emulam as lógicas 1-de-1 e 2-de-2 para identificação de faltas internas e externas às
zonas de proteção construídas. Por fim, os resultados foram analisados quanto aos critérios de
tempo de atuação, confiabilidade e seletividade da proteção. Dos resultados obtidos, pode-se
constatar que a proteção diferencial de baixa impedância para barramentos com configuração
variável é vantajosa em relação a outras filosofias de proteção. Esta proteção também tem um
caráter de alta confiabilidade e tempos de atuação rápidos, tornando-se uma opção bastante
atrativa para ser implementada em relés reais. |
Abstract: | Substation buses are highly relevant since they are responsible for the interconnection of
several other elements of an electric power system, such as transmission lines, transformers and
generators. The occurrence of faults in the buses can cause a large number of disconnections,
therefore, it is imperative that these elements have an efficient protection system to mitigate
the effects caused by disturbances and faults in the electrical systems. In this work, a low
impedance differential protection algorithm for buses is implemented and evaluated. In order
to do so, a simulation of a bus with double bar arrangement with four-way single-circuit breaker
in the ATP (Alternative Transients Program) was performed, where several fault conditions
and maneuvering were applied. The data obtained from the simulations were evaluated using
routines that emulate the logics 1-out-of-1 and 2-out-of-2 to identify internal and external
faults to the built protection zones. Finally, the results were analyzed regarding the criteria of
operation time, reliability and selectivity of the protection. From the results obtained, it can
be seen that the low impedance differential protection for buses with variable configuration is
advantageous in relation to other protection philosophies. This protection also has a character
of high reliability and fast actuation times, making it a very attractive option to be implemented
in real relays. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Elétrica
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