Título: | Simulação acústica e auralização : quão próximos do ambiente real podemos chegar? |
Autor(es): | Coelho Netto, Renato Junqueira |
Orientador(es): | Romariz, Alexandre Ricardo Soares |
Assunto: | Auralização Acústica Som Reverberação Fala |
Data de apresentação: | 5-Jul-2018 |
Data de publicação: | 19-Ago-2021 |
Referência: | COELHO NETTO, Renato Junqueira. Simulação acústica e auralização: quão próximos do ambiente real podemos chegar? 2018. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Auralização é o processo de estimar o campo sonoro emitido por uma fonte em um
espaço, de modo a simular uma sensação binaural em uma posição do espaço modelado,
ou seja, sintetizar os sons de maneira que, ao escutá-los, o ouvinte seja virtualmente
transportado ao ambiente em questão. Recentemente, as auralizações se tornaram mais
influentes na acústica arquitetônica e na realidade virtual. No entanto, existem poucos
estudos examinando a qualidade perceptiva alcançável por simulações acústicas de
salas/ambientes e auralizações. Para realizar auralizações realísticas, a calibragem do
modelo de acústica geométrica é considerada uma importante etapa. Nas situações em
que o espaço estudado já existe, auralizações bem calibradas podem ser empregadas para
diversos propósitos, como, por exemplo, explorações multimodais de realidade virtual,
estudos da influência acústica de renovações e pesquisas históricas. Este trabalho visa
explicar os conceitos de auralização e inteligibilidade de fala e analisar a qualidade da
simulação em termos perceptivos. O estudo tem como base o Santuário Dom Bosco,
localizado em Brasília/DF. O método escolhido para tal é fazer uma comparação dos
resultados, através de parâmetros acústicos calculados/simulados com o software EASE,
com gravações binaurais realizadas no local. |
Abstract: | Auralization is the process of estimating a sound field created by a source in a space, in
order to simulate a binaural sensation in a position of the modelled space, that is, to
synthesize the sounds in a way that, when listening, the listener is virtually transported to
that environment. Recently, auralizations have become more influential in architectural
acoustics and virtual reality. However, there are few studies examining the perceptual
quality achievable by acoustic simulations of rooms / environments and auralizations. To
perform realistic auralizations, the calibration of the geometric acoustics model is
considered an important step. In situations where the space studied already exists, well-
calibrated auralizations can be used for various purposes, such as multimodal explorations
of virtual reality, studies of the acoustic influence of renovations and historical research.
This project aims to explain the concepts of auralization and speech intelligibility and to
analyse the quality of the simulation in perceptual terms. The study is based on the Dom
Bosco Sanctuary, located in Brasília / DF. The method chosen for this is to make a
comparison of the results, through acoustic parameters calculated / simulated with the
software EASE, with binaural recordings performed on the spot. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Elétrica
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