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Título: Localização de faltas em linhas de transmissão em HVDC baseada em ondas viajantes
Autor(es): Gonçalves, Hanni Naomira Gomes Venzi
Fernandes, Pedro Campos
Orientador(es): Silva, Kleber Melo e
Assunto: Energia elétrica - transmissão
Sistema elétrico
Energia elétrica - distribuição
Ondas viajantes
Transformadores elétricos
Linhas de transmissão
Data de apresentação: 2-Jul-2018
Data de publicação: 19-Ago-2021
Referência: GONÇALVES, Hanni Naomira Gomes Venzi; FERNANDES, Pedro Campos. Localização de faltas em linhas de transmissão em HVDC baseada em ondas viajantes. 2018. 99 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Com o advento dos tiristores e o avanço da eletrônica, a transmissão de energia elétrica em corrente contínua (High Voltage Direct Current - HVDC) tem crescido, pois mostra-se mais vantajosa frente aos custos para instalação de linhas muito longas, além de necessitar menos compensação reativa. Dentro desse novo quadro de operação de sistemas elétricos, a capacidade de detectar defeitos de forma veloz e precisa é uma tarefa importante, de modo a evitar danos a equipamentos, agilizar as ações das equipes de manutenção e garantir maior disponibilidade no fornecimento de energia elétrica. Para tanto, técnicas de localização de faltas utilizando ondas viajantes (OVs) vêm ganhando destaque, dada a eficácia e simplicidade de aplicação dos métodos. O presente trabalho, portanto, visa avaliar o desempenho de técnicas de localiza- ção de faltas baseadas em OVs para um modelo computacional de um sistema de transmissão em HVDC simulado na ferramenta Alternative Transients Program (ATP). O algoritmo im- plementado baseia-se nos conceitos de transformação modal para desacoplamento do sistema HVDC, aliado à filtragem Differentiator-Smoother (DS) para aquisição das componentes de alta frequência e posterior detecção dos instantes de incidência das OVs nos terminais monitorados. Os resultados obtidos para os cenários de faltas polo-terra e polo-polo mostraram boa precisão frente às variações na posição da falta e em sua resistência, comprovando o bom desempenho do algoritmo baseados em OVs aplicado. Considerando a existência de imprecisões nos parâ- metros de linha, a queda de desempenho esperada dos métodos, em geral, foi comprovada dada a dependência entre estimação e velocidade de propagação.
Abstract: With the development of thyristors and the progress of electronics, the so called High Voltage Direct Current (HVDC) transmission became feasible and has grown in recent decades, due to the low costs associated with long transmission lines installation, in addition to requiring less reactive compensation. Regarding this new power systems operation framework, the capability of locating faults in a fast and accurate way is an important task, because it accelerates the maintenance group actions, protects the HVDC link equipment and guarantees faster electrical energy reestablishment. Therefore, fault location techniques based on traveling waves (TW) gained prominence, due to their simplicity and effectiveness. This work, thus, evaluates TW fault location methods performance for a HVDC system modeled and simulated on the software Alternative Transients Program (ATP). The proposed algorithm relies on modal transformation for power system decoupling together with Differentiator-Smoother (DS) filtering, followed by the detection of TW reflection instants. The results obtained on the proposed pole-to-ground and pole-pole scenarios showed good fault location accuracy in face of variations in fault position and resistance, proving the good performance of TW based algorithms for HVDC systems. Taking into account line parameters inconsistencies, the worsening on most of the methods performance was proved, given the dependence between estimation and propagation velocity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.
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