Título: | Localização de faltas em linhas de transmissão em HVDC baseada em ondas viajantes |
Autor(es): | Gonçalves, Hanni Naomira Gomes Venzi Fernandes, Pedro Campos |
Orientador(es): | Silva, Kleber Melo e |
Assunto: | Energia elétrica - transmissão Sistema elétrico Energia elétrica - distribuição Ondas viajantes Transformadores elétricos Linhas de transmissão |
Data de apresentação: | 2-Jul-2018 |
Data de publicação: | 19-Ago-2021 |
Referência: | GONÇALVES, Hanni Naomira Gomes Venzi; FERNANDES, Pedro Campos. Localização de faltas em linhas de transmissão em HVDC baseada em ondas viajantes. 2018. 99 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Com o advento dos tiristores e o avanço da eletrônica, a transmissão de energia elétrica em
corrente contínua (High Voltage Direct Current - HVDC) tem crescido, pois mostra-se mais
vantajosa frente aos custos para instalação de linhas muito longas, além de necessitar menos
compensação reativa. Dentro desse novo quadro de operação de sistemas elétricos, a capacidade
de detectar defeitos de forma veloz e precisa é uma tarefa importante, de modo a evitar danos
a equipamentos, agilizar as ações das equipes de manutenção e garantir maior disponibilidade
no fornecimento de energia elétrica. Para tanto, técnicas de localização de faltas utilizando
ondas viajantes (OVs) vêm ganhando destaque, dada a eficácia e simplicidade de aplicação dos
métodos. O presente trabalho, portanto, visa avaliar o desempenho de técnicas de localiza-
ção de faltas baseadas em OVs para um modelo computacional de um sistema de transmissão
em HVDC simulado na ferramenta Alternative Transients Program (ATP). O algoritmo im-
plementado baseia-se nos conceitos de transformação modal para desacoplamento do sistema
HVDC, aliado à filtragem Differentiator-Smoother (DS) para aquisição das componentes de alta
frequência e posterior detecção dos instantes de incidência das OVs nos terminais monitorados.
Os resultados obtidos para os cenários de faltas polo-terra e polo-polo mostraram boa precisão
frente às variações na posição da falta e em sua resistência, comprovando o bom desempenho
do algoritmo baseados em OVs aplicado. Considerando a existência de imprecisões nos parâ-
metros de linha, a queda de desempenho esperada dos métodos, em geral, foi comprovada dada
a dependência entre estimação e velocidade de propagação. |
Abstract: | With the development of thyristors and the progress of electronics, the so called High Voltage
Direct Current (HVDC) transmission became feasible and has grown in recent decades, due to
the low costs associated with long transmission lines installation, in addition to requiring less
reactive compensation. Regarding this new power systems operation framework, the capability
of locating faults in a fast and accurate way is an important task, because it accelerates the
maintenance group actions, protects the HVDC link equipment and guarantees faster electrical
energy reestablishment. Therefore, fault location techniques based on traveling waves (TW)
gained prominence, due to their simplicity and effectiveness. This work, thus, evaluates TW
fault location methods performance for a HVDC system modeled and simulated on the software
Alternative Transients Program (ATP). The proposed algorithm relies on modal transformation
for power system decoupling together with Differentiator-Smoother (DS) filtering, followed by
the detection of TW reflection instants. The results obtained on the proposed pole-to-ground
and pole-pole scenarios showed good fault location accuracy in face of variations in fault position
and resistance, proving the good performance of TW based algorithms for HVDC systems.
Taking into account line parameters inconsistencies, the worsening on most of the methods
performance was proved, given the dependence between estimation and propagation velocity. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018. |
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