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Título: Prática argumentativa numa perspectiva ciceroniana
Autor(es): Leal, Victtória Macêdo
Orientador(es): Santos, Gilson Charles dos
Assunto: Retórica
Argumentação
Gêneros textuais
Didática
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 18-Ago-2021
Referência: LEAL, Victtória Macêdo. Prática argumentativa numa perspectiva ciceroniana. 2020. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho apresenta uma unidade didática feita à luz do pensamento ciceroniano sobre os argumentos e toda a exploração deles realizada no campo da retórica. Para tal, adotou-se a teoria dos lugares do argumento proposta pelo escritor Marco Túlio Cícero. Através do uso de tirinhas extraídas de conversas do cotidiano, bem como estudos realizados anteriormente na área das artes liberais, o presente trabalho buscou realizar a formulação de uma unidade didática da forma mais clara possível. Intrinsecamente, foi feita uma comparação com os métodos utilizados atualmente para o ensino de elaboração de argumentos e os métodos presentes na antiguidade clássica, tratando os últimos como facilitadores dos primeiros, devido as dificuldades evidentemente presentes na elaboração de redações e na escrita textual dos alunos brasileiros. O objetivo deste trabalho é fomentar as discussões acerca das estratégias de argumentação utilizadas em sala de aula para os chamados textos dissertativos- argumentativos e servir de subsídio para alunos e professores.
Abstract: This study presents a teaching unit made according with a thought of Marcus Tullius Cicero on the arguments and entire exploration carried out in the field of rhetoric. For this purpose, the place theory of the argument proposed by the Cicero was adopted. Through the use of comic strips taken from everyday conversations, as well as studies previously carried out in the field of liberal arts, the present study sought to carry out the formulation of the teaching unit in the clearest possible way. Intrinsically, a comparison was made with the methods currently used for teaching argument elaboration and the methods present in classical antiquity, treating the later as facilitators of the former due to the difficulties evidently present in the preparation of essays and in the textual writing of Brazilian students. The objective of this study is to encourage discussions about the argumentation strategies used in the classroom for the argumentative texts and to serve as a subsidy for students and teachers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28247
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