Título: | Prática argumentativa numa perspectiva ciceroniana |
Autor(es): | Leal, Victtória Macêdo |
Orientador(es): | Santos, Gilson Charles dos |
Assunto: | Retórica Argumentação Gêneros textuais Didática |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 18-Ago-2021 |
Referência: | LEAL, Victtória Macêdo. Prática argumentativa numa perspectiva ciceroniana. 2020. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma unidade didática feita à luz do pensamento
ciceroniano sobre os argumentos e toda a exploração deles realizada no campo
da retórica. Para tal, adotou-se a teoria dos lugares do argumento proposta pelo
escritor Marco Túlio Cícero.
Através do uso de tirinhas extraídas de conversas do cotidiano, bem como
estudos realizados anteriormente na área das artes liberais, o presente trabalho
buscou realizar a formulação de uma unidade didática da forma mais clara
possível.
Intrinsecamente, foi feita uma comparação com os métodos utilizados
atualmente para o ensino de elaboração de argumentos e os métodos presentes
na antiguidade clássica, tratando os últimos como facilitadores dos primeiros,
devido as dificuldades evidentemente presentes na elaboração de redações e
na escrita textual dos alunos brasileiros.
O objetivo deste trabalho é fomentar as discussões acerca das estratégias de
argumentação utilizadas em sala de aula para os chamados textos dissertativos-
argumentativos e servir de subsídio para alunos e professores. |
Abstract: | This study presents a teaching unit made according with a thought of Marcus
Tullius Cicero on the arguments and entire exploration carried out in the field of
rhetoric. For this purpose, the place theory of the argument proposed by the
Cicero was adopted.
Through the use of comic strips taken from everyday conversations, as well as
studies previously carried out in the field of liberal arts, the present study sought
to carry out the formulation of the teaching unit in the clearest possible way.
Intrinsically, a comparison was made with the methods currently used for
teaching argument elaboration and the methods present in classical antiquity,
treating the later as facilitators of the former due to the difficulties evidently
present in the preparation of essays and in the textual writing of Brazilian
students.
The objective of this study is to encourage discussions about the argumentation
strategies used in the classroom for the argumentative texts and to serve as a
subsidy for students and teachers. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28247 |
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Aparece na Coleção: | Letras - Português
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