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dc.contributor.advisorBergamo, Edvaldo-
dc.contributor.authorMarques, Michele Souza-
dc.identifier.citationMARQUES, Michele Souza. O romance da fome: um estudo de Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, e Os Transparentes, de Ondjaki. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo desenvolver uma análise crítica acerca da representação da fome nos romances Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, e de Os transparentes (2012), de Ondjaki, obras das literaturas brasileira e angolana, respectivamente. Carolina traz relatos verídicos da extinta Favela do Canindé, em São Paulo, na década de 1950. Favelada e catadora de papel, narrou em seus escritos a vida que teve desde a infância, detalhou a dor da fome e foi instrumento de denúncia social ao relatar as condições precárias de uma favela. Em seu diário, faz observações negativas do lugar em que vive e diz que os pobres foram jogados neste espaço sem qualquer infraestrutura. Por isso, Carolina diz que a favela é o “quarto de despejo de uma cidade”. Já em Os transparentes, Ondjaki destaca um prédio da cidade de Luanda, capital de Angola, para denunciar os problemas como a corrupção, a miséria e a fome. Para dar ação à obra, o autor destaca a relação dos personagens naquele espaço de convivialidade, no centro da capital. O título da obra faz alusão à omissão das autoridades públicas ao povo angolano. Através dos relatos reais encontrados nas duas obras, esta análise correlaciona o contexto histórico e social dos dois países para entender a origem da pobreza e miséria, portanto, trata-se de um estudo de personagens e de espaço das narrativas em foco.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJesus, Carolina Maria de, 1914-1977pt_BR
dc.subject.keywordOndjaki, 1977-pt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileirapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura angolanapt_BR
dc.subject.keywordPersonagens literários - análisept_BR
dc.subject.keywordRomance (Literatura)pt_BR
dc.titleO romance da fome : um estudo de Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, e Os Transparentes, de Ondjakipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-18T21:17:38Z-
dc.date.available2021-08-18T21:17:38Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28243-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to develop a critical analysis of the representation of hunger in the novels "Quarto de despejo: diário de uma favelada" (1960), by Carolina Maria de Jesus, and "Os transparentes" (2012), by Ondjaki, works of Brazilian and Angolan literature, respectively. Carolina brings true accounts of the extinct Canindé Slum, in São Paulo, in the 1950s. Slum- dweler In his diary, he makes negative observations of the place where he lives and says that the poor were thrown into this space without any infrastructure. For this reason, Carolina says that the slum is the "eviction room of a city. In Os transparentes, Ondjaki highlights a building in the city of Luanda, capital of Angola, to report problems such as corruption, misery and hunger. To give action to the work, the author highlights the relationship of the characters in that space of conviviality, in the center of the capital. The title of the work alludes to the omission of public authorities to the Angolan people. Through the real accounts found in both works, this analysis correlates the historical and social context of the two countries to understand the origin of poverty and misery, therefore, it is a study of characters and space of narratives in focus.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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