Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bergamo, Edvaldo | - |
dc.contributor.author | Marques, Michele Souza | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Michele Souza. O romance da fome: um estudo de Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, e Os Transparentes, de Ondjaki. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma análise crítica acerca da representação da fome
nos romances Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus,
e de Os transparentes (2012), de Ondjaki, obras das literaturas brasileira e angolana,
respectivamente. Carolina traz relatos verídicos da extinta Favela do Canindé, em São Paulo,
na década de 1950. Favelada e catadora de papel, narrou em seus escritos a vida que teve desde
a infância, detalhou a dor da fome e foi instrumento de denúncia social ao relatar as condições
precárias de uma favela. Em seu diário, faz observações negativas do lugar em que vive e diz
que os pobres foram jogados neste espaço sem qualquer infraestrutura. Por isso, Carolina diz
que a favela é o “quarto de despejo de uma cidade”. Já em Os transparentes, Ondjaki destaca
um prédio da cidade de Luanda, capital de Angola, para denunciar os problemas como a
corrupção, a miséria e a fome. Para dar ação à obra, o autor destaca a relação dos personagens
naquele espaço de convivialidade, no centro da capital. O título da obra faz alusão à omissão
das autoridades públicas ao povo angolano. Através dos relatos reais encontrados nas duas
obras, esta análise correlaciona o contexto histórico e social dos dois países para entender a
origem da pobreza e miséria, portanto, trata-se de um estudo de personagens e de espaço das
narrativas em foco. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ondjaki, 1977- | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura angolana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagens literários - análise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Romance (Literatura) | pt_BR |
dc.title | O romance da fome : um estudo de Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, e Os Transparentes, de Ondjaki | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-18T21:17:38Z | - |
dc.date.available | 2021-08-18T21:17:38Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28243 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to develop a critical analysis of the representation of hunger in the novels
"Quarto de despejo: diário de uma favelada" (1960), by Carolina Maria de Jesus, and "Os
transparentes" (2012), by Ondjaki, works of Brazilian and Angolan literature, respectively.
Carolina brings true accounts of the extinct Canindé Slum, in São Paulo, in the 1950s. Slum-
dweler In his diary, he makes negative observations of the place where he lives and says that
the poor were thrown into this space without any infrastructure. For this reason, Carolina says
that the slum is the "eviction room of a city. In Os transparentes, Ondjaki highlights a building
in the city of Luanda, capital of Angola, to report problems such as corruption, misery and
hunger. To give action to the work, the author highlights the relationship of the characters in
that space of conviviality, in the center of the capital. The title of the work alludes to the
omission of public authorities to the Angolan people. Through the real accounts found in both
works, this analysis correlates the historical and social context of the two countries to
understand the origin of poverty and misery, therefore, it is a study of characters and space of
narratives in focus. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|