Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28229
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_BrunaMiyazakiDeSouza_tcc.pdf2,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Memórias da liberdade : uma análise das transformações no bairro da Liberdade, em São Paulo a partir da renomeação da estação de metrô para “Japão-Liberdade”
Autor(es): Souza, Bruna Miyazaki de
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Patrimônio cultural
Memória
Gentrificação
Cultura japonesa
Imaginário coletivo
Identidade cultural
Diversidade cultural
Data de apresentação: 16-Nov-2020
Data de publicação: 18-Ago-2021
Referência: SOUZA, Bruna Miyazaki de. Memórias da liberdade: uma análise das transformações no bairro da Liberdade, em São Paulo a partir da renomeação da estação de metrô para “Japão-Liberdade”. 2020. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise da construção do Bairro da Liberdade até a percepção deste como um bairro imaginário e resultado do processo de gentrificação que passou o antigo Distrito Sul da Sé. Em seguida, traça um questionamento da manutenção da hegemonia da cultura japonesa frente ao conflito despertado após nomes do metrô e da praça receberem a palavra “Japão” junto ao nome “Liberdade”. Objetivamos compreender a repercussão dessas mudanças frente ao cenário de diversidade cultural e resgate da memória do local por meio da Capela dos Aflitos. Ao final, por meio de entrevistas e referências bibliográficas debatemos a identidade do bairro no imaginário coletivo.
Abstract: This paper presents an analysis of the construction of Bairro da Liberdade under the perspective of which from as an imagined neighborhood and a resulto of the gentrification that happened in the previous Distrito Sul da Sé (Sé’s South District). Furthermore, the conservation of the hegemonic Japanese culture is questioned before the conflict raised due to the rename of the metro station and the plaza, in which the name “Japan” is shown along “Liberdade”. The objective is to comprehend the repercussion of those changes in the context of cultural diversity and the local memory rescue by the Capela dos Aflitos (Aflitos’ Chapel). At last, by means of interviews and bibliographic references, the identity of the referred neighborhood in the collective imaginary is debated.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.