Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28226
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LauanaCristinaDeSousaGadelha_tcc.pdf3,19 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNascimento, Sandra Patrícia de Faria do-
dc.contributor.authorGadelha, Lauana Cristina de Sousa-
dc.identifier.citationGADELHA, Lauana Cristina de Sousa. Aquisição da LSB por crianças surdas filhas de pais não surdos e aprendizagem da LSB por pais não surdos de crianças surdas. 2019. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho insere-se em linha de pesquisa do curso de Língua de Sinais Brasileira (LSB)-Português com segunda língua (PSL), que trata da aquisição da LSB por crianças surdas, filhas de pais não surdos e de como os pais dessas crianças aprendem a Língua de Sinais Brasileira. Apresentamos como objeto de estudo dessa pesquisa a busca de verificar se há problemas ou dificuldades na comunicação dos pais não surdos com seus filhos surdos e se eles conseguem estabelecer uma comunicação visual com os filhos surdos. A Língua de Sinais Brasileira é a primeira língua das crianças surdas. Em respeito à Lei 10.438/2002 e a Decreto 5626/2005 é direito do surdo ter acesso às informações em língua de sinais. Um dessas formas é oferecer as crianças surdas em processo de aquisição da linguagem para escola bilingue dentro disciplina de aula o currículo no ensino de LIBRAS. Para tanto, segue a Metodologia para somente esse grupo de crianças surdas apresenta o input linguístico adequado e garantido para possíveis analises do processo de aquisição, Quadro (1997). O resultado da pesquisa é uma aquisição da LSB com definições em Língua de Sinais voltada para pesquisar e estudo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.keywordPortuguês do Brasil como Segunda Língua (PBSL)pt_BR
dc.subject.keywordAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.keywordSurdos - aquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - comunicação escritapt_BR
dc.titleAquisição da LSB por crianças surdas filhas de pais não surdos e aprendizagem da LSB por pais não surdos de crianças surdaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-18T12:11:59Z-
dc.date.available2021-08-18T12:11:59Z-
dc.date.submitted2019-07-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28226-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.