Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do | - |
dc.contributor.author | Gadelha, Lauana Cristina de Sousa | - |
dc.identifier.citation | GADELHA, Lauana Cristina de Sousa. Aquisição da LSB por crianças surdas filhas de pais não surdos e aprendizagem da LSB por pais não surdos de crianças surdas. 2019. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho insere-se em linha de pesquisa do curso de Língua de Sinais Brasileira
(LSB)-Português com segunda língua (PSL), que trata da aquisição da LSB por
crianças surdas, filhas de pais não surdos e de como os pais dessas crianças
aprendem a Língua de Sinais Brasileira. Apresentamos como objeto de estudo dessa
pesquisa a busca de verificar se há problemas ou dificuldades na comunicação dos
pais não surdos com seus filhos surdos e se eles conseguem estabelecer uma
comunicação visual com os filhos surdos. A Língua de Sinais Brasileira é a primeira
língua das crianças surdas. Em respeito à Lei 10.438/2002 e a Decreto 5626/2005 é
direito do surdo ter acesso às informações em língua de sinais. Um dessas formas é
oferecer as crianças surdas em processo de aquisição da linguagem para escola
bilingue dentro disciplina de aula o currículo no ensino de LIBRAS. Para tanto, segue
a Metodologia para somente esse grupo de crianças surdas apresenta o input
linguístico adequado e garantido para possíveis analises do processo de aquisição,
Quadro (1997). O resultado da pesquisa é uma aquisição da LSB com definições em
Língua de Sinais voltada para pesquisar e estudo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - comunicação escrita | pt_BR |
dc.title | Aquisição da LSB por crianças surdas filhas de pais não surdos e aprendizagem da LSB por pais não surdos de crianças surdas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-18T12:11:59Z | - |
dc.date.available | 2021-08-18T12:11:59Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28226 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua
|